Competidor de marcenaria revela estratégia para a Olimpíada do Conhecimento

Joel será um dos 13 alunos da delegação do Amazonas na 8ª edição do evento, entre os dias de 3 e 6 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte

Fabricação de peças complexas será prioridade de Joel durante a competição, em Belo Horizonte

O aluno Joel Oliveira, de 20 anos, um dos competidores do SENAI Amazonas na Olimpíada do Conhecimento 2014, desenvolveu pelo menos três estratégias que, segundo ele, vão fazer a diferença na ocupação marcenaria de móveis, na qual terá 11 concorrentes na competição. Uma dessas estratégias é dar prioridade, ao começar os trabalhos, às peças de maior complexidade de fabricação, como portas e gavetas. Joel será um dos 13 alunos da delegação do Amazonas na 8ª edição do evento, entre os dias de 3 e 6 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). 

Sem revelar as outras estratégias – “para não entregar o ouro aos concorrentes”, Joel vem dedicando em média oito horas diárias aos preparativos para a competição. Ele estuda marcenaria de móveis na Escola SENAI Demóstenes Travessa, na zona Sul de Manaus, unidade voltada basicamente à construção civil. 

“Não estou preocupado com a quantidade de competidores que vão participar em marcenaria, pois meu foco está no aperfeiçoamento do que já aprendi no SENAI. Darei o meu melhor na Olimpíada, mostrando meu controle pessoal e técnica profissional na execução dos projetos”, conta. 

Para Joel, participar de um evento com os melhores alunos do SENAI é sua principal conquista desde que ingressou na instituição, há três anos. Além da formação profissional, ele conta que encontrou no SENAI educação e esperança num futuro melhor. “No SENAI tive todas as oportunidades que jamais poderia ter se tivesse nos canteiros de obra, local que conheço desde os 14 anos”, diz o estudante. 

CRESCIMENTO PROFISSIONAL - No decorrer dos últimos três anos de SENAI, Joel se qualificou em vários segmentos produtivos da indústria da construção civil, passando pelos cursos de pintor de obras, eletricista, gestão industrial e marcenaria. No aprendizado desta última, o instrutor Alan Moreira acompanha o crescimento profissional do competidor, execução das tarefas, habilidades e tomada de decisões. 

Alan lembra que as atividades do marceneiro estão em transformação, pois com as mudanças tecnológicas da indústria de móveis, o mercado passou a exigir cada vez mais do profissional, além das habilidades manuais, na utilização de instrumentos e ferramentas de corte, perfuração, medição, entalho, ajuste e fixação. 

“Hoje o marceneiro precisa saber utilizar softwares que são aplicados em máquinas de Comando Numérico Computadorizado (CNC), pois a indústria visa precisão das medidas, otimização de tempo e redução de custo, resultados que só podem ser obtidos com a tecnologia das máquinas a CNC”, explica o instrutor do SENAI. 

A demanda é grande por esse novo profissional, como atesta o ex-aluno Adriano Frois, 22, que já atua na indústria de marcenaria de Manaus. Há mais de um ano, Adriano trabalha numa fábrica de móveis planejados e é um dos poucos trabalhadores que possuem a qualificação para operar máquina a CNC na indústria moveleira local. Adriano foi competidor da Olimpíada do Conhecimento de 2012, em São Paulo, e diz que, desde o seu retorno, as oportunidades de emprego aumentaram significativamente para ele. 

“Não tenho dúvidas de que estou bem empregado hoje por conta de tudo que aprendi no SENAI. Umas das maiores oportunidades que tive na vida foi poder participar da Olimpíada do Conhecimento, pois tive uma noção do padrão profissional em marcenaria pelo Brasil”, garante Frois. 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL- Paralelo à Olimpíada do Conhecimento haverá uma série de eventos sobre educação e tecnologia. Saiba mais sobre os principais: 

1. Uma profissão, uma escolha – 01.09 

2. Festival Internacional de Robótica FLL – 2 a 4.09 

3. Brasil Fashion – 3 e 4.09 

4. Exposição Indústria do Futuro – 3 a 6.09 

5. Inova SENAI – 3 a 6.09 

6. 
Praça do Conhecimento – 23 e 24.08 | 30 e 31.09 

Relacionadas

Leia mais

Faculdade SENAI CETIQT abre inscrições para cursos de pós-graduação
SENAI apresenta edição 2014 da Olimpíada do Conhecimento
Visitantes da Olimpíada do Conhecimento poderão conhecer pontos turísticos de Minas Gerais

Comentários