Amazonas terá competidores em eletrônica e em sistemas de rede na OC2014

Setor produtivo de maior expressão no Polo Industrial de Manaus, o polo eletroeletrônico, com suas indústrias de ponta e cerca de 50 mil trabalhadores ativos

Silvano observa Welrikyson na execução das tarefas de eletrônica industrial

Setor produtivo de maior expressão no Polo Industrial de Manaus, o polo eletroeletrônico, com suas indústrias de ponta e cerca de 50 mil trabalhadores ativos, está nos planos de muitos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). É o caso de Welrikyson Marinho da Costa, de 18 anos, aluno de eletrônica industrial, e de Edvan Oliveira, de 19, do curso de administração de sistemas de rede. 

Antes de conseguir o sonhado primeiro emprego, os dois têm um desafio ainda maior pela frente: representar o SENAI Amazonas na 8ª edição da Olimpíada do Conhecimento, o maior torneio de educação profissional das américas, que vai reunir em Belo Horizonte (MG), de 3 a 6 de setembro, mais de 800 alunos do SENAI de todo o Brasil, competindo entre si, em 58 ocupações industriais. 

Desde que foi selecionado entre outros candidatos do curso de eletrônica industrial, há mais de um ano, Welrikyson vem se dedicando exclusivamente ao treinamento para a Olimpíada. Seu esforço o acompanha até em casa, onde desenvolve métodos de meditação para aliviar as tensões do desgaste físico e mental proporcionado pelo estudo puxado. 

De acordo com o instrutor Silvano Tavares Junior, de 26 anos, fazer o que gosta conta muito para se tornar um aluno em nível de excelência e um profissional de categoria no mercado de trabalho. 

“Tomada de decisão, estratégias e trabalho em equipe e individual são experiências adquiridas em sala de aula e nos laboratórios do SENAI, porém é na competição nacional da Olimpíada do Conhecimento que Welrikyson irá se sentir mais cobrado, pois disputará com os melhores alunos da Rede SENAI do Brasil”, disse Silvano, destacando que a ocupação terá competidores de 14 departamentos regionais do SENAI. 

A avaliação em eletrônica industrial abrange planejamento e programação de sistemas embarcados, no qual o aluno deve desenvolver um hardware, criar um produto, seguido do desenvolvimento de software embarcado. O processo segue com a programação de microcontroladores e também com medidas e consertos nos produtos e projetos. 

“Estamos preparados para enfrentar todas as dificuldades, desde as diferenças de equipamentos dos outros estados até o controle do emocional. Vou tentar fazer tudo que esteja ao meu alcance, sempre superando as dificuldades que surgirem”, diz Welrikyson. 

Walderlyn Raposo contribui com o aprendizado do competidor Edvan

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE REDE - O aluno Edvan Oliveira passa pelo menos 12 horas por dia ligado em tecnologias da informação e comunicação. Em Belo Horizonte, ele será um dos 22 competidores da ocupação de administração de sistemas de rede. No acompanhamento do seu desempenho para alcançar bons resultados na Olimpíada do Conhecimento está o instrutor Wanderlyn Raposo, de 26 anos. 

O instrutor lembra que os projetos a serem apresentados nos quatro dias de competição devem receber muita atenção dos alunos, pois qualquer falha poderá comprometer o resultado final do trabalho realizado. 

“Configuração dos suítes, roteadores, sistemas operacionais Windows e Linux, segurança tecnológica da rede e análise de servidores serão avaliados na ocupação de administração de sistemas de rede”, relatou Raposo, lembrando que o processo de pontuação nesta ocupação começa na ambientação dos alunos, na organização e montagem do espaço físico onde serão realizadas as provas. 

Segundo Edvan, a disciplina está em tudo, na preparação para aprender as técnicas da estruturação dos sistemas, bem como no processo de como realizá-los. Um dos grandes desafios nesta ocupação é a falta do recurso da internet e dos livros para consulta, sabendo que esses profissionais, na sua maioria, realizam a administração dos sistemas contando com os suportes disponíveis de literaturas específicas e das informações coletadas na internet. 

“Estou na fase de decorar alguns comandos, pois na prática, já resolvi várias vezes os projetos que serão contemplados na Olimpíada, por isso minha preocupação está voltada ao passo a passo da compreensão e memorização dos processos." 

Outra estratégia do instrutor Wanderlyn Raposo para que o competidor Edvan Oliveira se saia bem na Olimpíada é o estudo aprofundado dos critérios de avaliação e de suas pontuações para que, caso ocorra um esquecimento na execução de alguma tarefa, o aluno se concentre nas demais atividades que pontuam. 

Além de Welrikyson e Edvan, outros 11 alunos do SENAI Amazonas disputarão medalhas nas ocupações de construção de moldes, soldagem, sistema de construção drywall, construção em alvenaria, marcenaria de moldes, jardinagem e paisagismo, mecatrônica, tecnologia da moda e vitrinismo. 

Relacionadas

Leia mais

Olimpíada do Conhecimento 2014 abre inscrições para programa de voluntários
SENAI lança concurso para escolher mascote da Olimpíada do Conhecimento 2014
Skank abre a programação da Olimpíada do Conhecimento em Belo Horizonte

Comentários