Treinamento para Olimpíada do Conhecimento ganha reforço no Rio de Janeiro

O holandês Michel Van Erkelens elogiou as ações do Sistema FIRJAN

O holandês Michel Van Erkelens (ao fundo) durante o treinamento do brasileiro Wellerson Soares

O SENAI do Rio de Janeiro contou com ajuda estrangeira no treinamento de jovens que irão participar da etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, entre os dias 3 e 6 de setembro, em Belo Horizonte. Colaboradores da etapa internacional da disputa, a WorldSkills, foram convocados para auxiliar os treinos de ex-alunos do SENAI Rio do setor de Construção Civil. Um desses jovens, inclusive, já está treinando para concorrer diretamente à vaga na Worldskills Competition. 

Moisés do Nascimento, que vai concorrer na categoria Construção em Alvenaria, se destacou durante a etapa estadual da Olimpíada. Por conta disso, ganhou o título de “top one” e irá direto para etapa final da nacional, concorrendo com o 1º lugar de sua categoria para a vaga na WorldSkills. “Estar no concurso pode fazer a diferença no meu currículo e esse treinamento me deixou mais preparado. A minha expectativa é conseguir a melhor nota e ir para etapa internacional”, conta. 

Entre os dias 7 e 11 de julho, o australiano Troy Everett treinou Moisés e Washington Igor Pontes Nunes, este último classificado para a etapa nacional da competição em Construção em Alvenaria. Entre 14 e 18 de julho, foi a vez do holandês Michel Van Erkelens, na área de Aplicação de Revestimento Cerâmico. 

Erkelens, que fez sua segunda visita ao Rio de Janeiro, contou como foi a experiência com o aluno do SENAI. “O treinamento foi perfeito. Nós estamos investindo bem para que ele tenha sucesso no torneio. Ele tem muito potencial”, elogiou. 

Wellerson Soares de Andrea Júnior, 20 anos, é ex-aluno do SENAI Jacarapaguá e vai concorrer na categoria Aplicação de Revestimento Cerâmico. Ele, que recebeu o treinamento do holandês, parece animado para o torneio. "Erkelens deu uma visão melhor em termos de ferramenta e técnicas internacionais. Por exemplo, tem uma nova técnica que ele conheceu na Coreia, quando treinou um competidor de lá, e agora eu tive a oportunidade de aprendê-la também”, conta o jovem. 

O holandês, que viaja o mundo auxiliando jovens que participam da Olimpíada, elogiou as ações do Sistema FIRJAN. “O SENAI Rio é sem dúvida uma ótima instituição porque trabalha para o bem da indústria e para suprir as suas necessidades”, ressaltou. 

WORLDSKILLS COMPETITION - A Olimpíada do Conhecimento é o maior torneio de educação profissional das américas e está na sua oitava edição. Mais de 800 jovens de todo o Brasil participarão da competição que colocará em disputa os melhores jovens de 58 profissões técnicas ligadas à indústria. 

Os dois melhores colocados na etapa nacional irão concorrer a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills, que em 2015 acontecerá em São Paulo. No caso das ocupações que contam com alunos “top one”, a disputa será entre ele e o 1º colocado da nacional. Além do Moisés do Nascimento, o Rio de Janeiro conta com outro “top one”: Leonardo Rodrigues, que concorre em Joalheria. 

LEIA TAMBÉM

Começa o treinamento de voluntários para a Olimpíada do Conhecimento 2014

SENAI escolhe Luciano Huck como embaixador da Olimpíada do Conhecimento

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SESI conquistam 26 medalhas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
3 receitas saudáveis que fizeram sucesso na maior olimpíada de educação profissional das Américas
O SENAI ajudou a decidir minha carreira, diz medalhista de ouro na Olimpíada do Conhecimento

Comentários