Festival Internacional de Robótica reunirá 210 estudantes na OC 2014

O tema desta edição é Fúria da Natureza

Os robôs construídos e programados pelos estudantes devem desenvolver soluções para problemas causados por avalanches, deslizamentos de terra, enchentes, tsunamis e tempestades

Durante a Olimpíada do Conhecimento, entre os dias 2 e 4 de setembro, o Expominas será a sede do Festival Internacional de Robótica FIRST LEGO League (FLL), que, no Brasil, é realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). A competição reunirá 210 estudantes de 9 a 15 anos, organizados em 23 times.

Durante dois dias de prova (o primeiro está reservado para abertura), eles cumprirão missões utilizando robôs construídos na plataforma Lego MINDSTORMS, além de expor projetos de pesquisa científica. O torneio tem o objetivo de atrair o interesse pelo estudo das ciências, tecnologia e matemática, na educação básica, ampliando a criatividade, o raciocínio lógico, a capacidade de inovação e a liderança.

O tema desta edição é Fúria da Natureza. Entre outros desafios, os estudantes deverão construir e programar robôs para a competição e desenvolver soluções para problemas causados por desastres naturais, como avalanches, deslizamentos de terra, enchentes, tsunamis e tempestades. Entre as equipes há representantes brasileiros, vindos de estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, e também internacionais, de países como Chile, Estados Unidos, Estônia, Canadá e Áustria. O Festival contará ainda com dez juízes internacionais, da Holanda, Dinamarca e EUA.

O evento não tem como objetivo apenas incentivar o uso da robótica na educação ou despertar o interesse de crianças e adolescentes para as carreiras tecnológicas e das engenharias. “Os participantes precisarão usar a criatividade para resolver problemas reais, como os desastres da natureza. Também avaliamos o comportamento ético e o trabalho em equipe”, explica o diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu de Siqueira.

O Torneio de Robótica abrange quatro avaliações: 
•    Desafio do Robô: três partidas de dois minutos e meio para executar missões na mesa de competição com robôs autônomos;
•    Design do Robô: as equipes apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida;
•    Core Values: os competidores demonstram os valores do torneio, que consistem em competição amigável e ganho mútuo, pois ajudar um ao outro é fundamental para o trabalho em equipe;
•    Projeto de pesquisa: o time apresenta soluções inovadoras para um problema do mundo real, conforme o tema do desafio anual. Os projetos são criados, experimentados e compartilhados com os outros..

TORNEIO BIENAL - A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das américas. Realizado de dois em dois anos pelo SENAI, o torneio testa as habilidades técnicas e pessoais de jovens com até 21 anos de idade que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do SENAI ou do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Eles são selecionados em competições semelhantes nas escolas e torneios estaduais.

Nos quatro dias de provas, os competidores são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho nas profissões que escolheram. Vencem aqueles que conseguirem fazer a tarefa dentro do prazo e dos padrões internacionais de qualidade. O desempenho dos competidores nas provas forma um conjunto de indicadores que seve para avaliar a qualidade da educação profissional oferecida nas escolas do SENAI e do SENAC. Também é usado para definir perfis profissionais e ajustar os currículos da formação profissional às novas necessidades das empresas.

A oitava edição da Olimpíada do Conhecimento que ocorrerá entre 3 e 6 de setembro, em Belo Horizonte (MG), e reunirá mais de 800 competidores de todo o Brasil. Eles disputarão medalhas de ouro, prata e bronze em 58 profissões técnicas ligadas à indústria e ao setor de serviços. Neste ano, pela primeira vez, o torneio terá a participação dos cursos da área de agropecuária dos Institutos Federais de Tecnologia.

A primeira edição da Olimpíada do Conhecimento foi realizada em 2001, em Brasília. Naquele ano, o torneio reuniu 111 competidores em 26 ocupações profissionais. De lá para cá o número de competidores aumentou sete vezes e o número de ocupações dobrou.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL- Paralelo à Olimpíada do Conhecimento haverá uma série de eventos sobre educação e tecnologia. Saiba mais sobre os principais:

1. Uma profissão, uma escolha – 01.09 

2. Festival Internacional de Robótica FLL – 2 a 4.09 

3. Brasil Fashion – 3 e 4.09 

4. Exposição Indústria do Futuro – 3 a 6.09 

5. Inova SENAI – 3 a 6.09 

6. Praça do Conhecimento – 23 e 24.08 | 30 e 31.09 

Relacionadas

Leia mais

Qualificação e inovação para a competitividade
CNI lança site com ações e serviços para internacionalizar empresas

Comentários