SENAI aumenta presença no exterior com mais uma escola na África

A unidade fica na capital São Tomé e é resultado da parceria entre o SENAI, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do governo federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

Com a nova unidade, o SENAI completa nove escolas no continente africano

Já está funcionando em São Tomé e Príncipe, na África, o mais novo Centro de Formação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A unidade fica na capital São Tomé e é resultado da parceria entre o SENAI, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do governo federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O investimento foi de cerca de US$ 5 milhões.

O Centro oferece cursos nas áreas de informática, hidráulica, elétrica, construção civil, mecânica automotiva e alimentos. As primeiras turmas tiveram início em abril. A princípio, cerca de mil alunos devem se formar a cada ano, mas a capacidade é para até 3.200 matrículas. Durante um ano, o SENAI vai fazer a gestão da unidade que posteriormente será administrada pelo governo do país africano.

O gerente executivo de Relações Internacionais do SENAI, Frederico Lamego, diz que o projeto fortalece a relação entre os dois países e aumenta a capacitação de mão de obra.Segundo ele, as unidades do SENAI no exterior atendem a uma demanda de empresas brasileiras. Ouça clicando aqui.

O SENAI de Pernambuco foi responsável pela montagem e estruturação da unidade. Cerca de 40 colaboradores do SENAI, entre técnicos, gestores e docentes estão envolvidos no projeto, que teve início em 2010. Durante a inauguração, o presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, destacou a importância da unidade. “É o maior empreendimento de um país parceiro, nos últimos dez anos", disse.

Relacionadas

Leia mais

Indústrias desenvolvem linhas de produtos temáticos para a Copa do Mundo
Conheça as principais propostas para ampliar comércio e investimento na África
ONU convida SENAI para liderar discussão sobre cooperação técnica em educação profissional

Comentários