Fiems, CNI e Sebrae realizam em Naviraí curso sobre como pagar menos tributos

Conduzido pelo consultor Sérgio Henrique Conceição, o curso caracterizou os principais regimes tributários previstos na legislação brasileira

A Fiems e a CNI, por meio do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo), e o Sebrae realizaram, em Naviraí, o curso Como pagar menos tributos, que ocorreu no Centro Integrado Sesi Senai do município na quinta-feira (26/06).

Conduzido pelo consultor Sérgio Henrique Conceição, o curso caracterizou os principais regimes tributários previstos na legislação brasileira - Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real - de forma que os participantes receberam informações que permitem avaliar qual deles é mais adequado e econômico para suas empresas.

Também sensibilizou os participantes quanto aos impactos que a complexidade do Sistema Tributário Brasileiro e a alta carga tributária geram sobre a competitividade da Indústria, estimulando a união dos empresários, com o apoio dos sindicatos, para alterar essa realidade.

O consultor é contador, especialista em controladoria com doutorado em educação, além disso, tem experiência de 20 anos em consultoria, auditoria e planejamento tributário. É professor assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Realiza pesquisa e publicações no âmbito acadêmico quanto a configuração política dos tributos diretos e indiretos do Brasil e seu impacto econômico-administrativo nas entidades empresariais.

PDA - O  Programa de Desenvolvimento Associativo  tem por objetivo desenvolver o associativismo dos sindicatos, mobilizando as indústrias que eles representam. Para que as micro e pequenas empresas possam identificar dificuldades e desafios comuns e atuar de forma coletiva para buscar maior competitividade, com o apoio de sua representação empresarial.

Nesse sentido, contempla iniciativas para disseminar informações práticas sobre temas de interesse; sensibilizar quanto ao impacto do ambiente de negócios sobre a competitividade da indústria e estimular a ação empresarial coletiva, por meio do sistema de representação da indústria.

Relacionadas

Leia mais

Revolução digital depende de leis mais modernas
Adoção do modelo 4.0 é urgente para a competitividade de mais da metade dos setores da indústria brasileira
Aplicativo permite acompanhar as propostas de interesse da indústria no Congresso Nacional

Comentários