SESI realiza workshop internacional sobre segurança e saúde no trabalho

O workshop tem o objetivo de promover a troca de experiências técnicas

O aumento da competitividade da indústria brasileira passa obrigatoriamente pelo aumento da segurança e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. A mensagem é do diretor-superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI), Rafael Lucchesi, durante a abertura do Workshop Internacional Inovação em Saúde, Segurança e Produtividade, realizado em Brasília, nesta segunda-feira (26). O evento segue até amanhã (27).

O workshop, que tem o objetivo de promover a troca de experiências técnicas, reúne 30 profissionais do SESI com especialistas em segurança e saúde no trabalho das universidades norte-americanas Havard e do National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH). 

Segundo Lucchesi, o SESI pretende ser o principal parceiro da indústria brasileira na oferta de serviços inovadores nas áreas de segurança e saúde no trabalho. Para isso, a instituição desenvolve parcerias com universidades e centros de pesquisa que são referências mundiais no assunto, como a própria universidade de Havard e o NIOSH. “O SESI vai adquirir competências avançadas em pesquisa e desenvolvimento para estar mais próximo dos desafios impostos às empresas do país”, destacou. Ouça clicando aqui.

Ainda de acordo com Lucchesi, entre os principais desafios enfrentados pelas indústrias estão as excessivas e redundantes regulações nas áreas de segurança no trabalho, que geram pressões de custos sobre as empresas. Além disso, as empresas e o setor industrial como um todo têm passado por profundas mudanças técnicas e tecnológicas, que impactam no ambiente laboral. “Cada vez mais, o apoio do SESI a essas novas necessidades tem sido extremamente importante”, afirmou o diretor-superintendente da instituição.

¨¨A força de trabalho está mudando no undo todo¨¨- Andrea Okun

MUDANÇAS – A diretora-adjunta de Colaborações Globais do NIOSH, Andrea Okun, destacou que, entre os desafios das pesquisas na área de segurança e saúde no trabalho, estão as novas questões e mudanças que surgem nesse tipo de relação. “A força de trabalho está mudando no mundo todo e precisamos analisar as diferenças, por exemplo, de se trabalhar fora ou em casa e a menor ligação dos trabalhadores a sindicatos”, ressaltou Andrea.

Ela explicou ainda que o NIOSH é uma instituição do governo americano responsável por gerar novos conhecimentos no campo da saúde e segurança ocupacional e transferir este conhecimento a práticas no ambiente de trabalho. Para isso, conta com cerca de 1.200 profissionais altamente especializados em áreas como enfermagem, física, medicina e comunicação. Eles atuam em centros do NIOSH espalhados em diversos locais nos Estados Unidos.

Também participam do evento o diretor Operacional do SESI, Marcos Tadeu de Siqueira, a diretora da Divisão de Pesquisas em Segurança do NIOSH, Dawn Castillo, e o chefe da Área de Tecnologias de Proteção do NIOSH, Hongwei Hsiao. Da universidade de Harvard, estão presentes os professores Jack Dennerlein e Deborah Lee McLellan.

Relacionadas

Leia mais

15 momentos marcantes da Olimpíada do Conhecimento 2016
SENAI, Abert e Seja Digital firmam parceria para formar multiplicadores que ajudam no acesso à TV digital
Vagas abertas no SENAI! Inscreva-se nos cursos pagos ou gratuitos em todo o país

Comentários