SENAI renova parceria internacional para implantação de institutos de inovação

O objetivo da parceria com a entidade alemã é o planejamento, implementação e avaliação dos Institutos SENAI de Inovação

Parceria SENAI Fraunhofen renovada por mais cinco anos

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) acaba de renovar o contrato com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha. O objetivo da parceria com a entidade alemã é o planejamento, implementação e avaliação dos Institutos SENAI de Inovação. Ao todo, já foram inaugurados quatro institutos no Brasil e, até o fim do ano, serão 12 unidades em operação. 

A assinatura do contrato teve a participação do diretor de Operações do SENAI, Gustavo Leal, e do diretor do Instituto Fraunhofer IPK, Eckart Uhlmann. Também estavam na cerimônia, o gerente executivo de Inovação e Tecnologia, Jefferson Gomes, e o diretor da Divisão de Gestão Corporativa, Holger Kohl. O SENAI e o Instituto Fraunhofer atuam juntos desde 2012. 

O Instituto Fraunhofer orienta os Institutos SENAI no desenvolvimento de processos capazes de atender com rapidez e eficiência às demandas das empresas, além de incentivar a criação de tecnologias e produtos estratégicos. Os Institutos SENAI de Inovação, que atuarão em rede, oferecerão às indústrias serviços como transferência de tecnologia, serviços e laboratórios para o desenvolvimento de protótipos e de pesquisa aplicada. A ideia é aproximar todos os entes produtores de conhecimento – academia, empresas e estudantes – às demandas práticas do mercado. Com isso, o produto brasileiro terá mais valor agregado e mais competitividade internacional. 

O gerente executivo de Relações Internacionais do SENAI, Frederico Lamego, falou ao Portal da Indústria sobre as ações desenvolvidas em parceria com a entidade alemã. Ouça clicando aqui.

INSTITUTO FRAUNHOFER – Com sede em Munique, a instituição privada ajuda empresas de todos os portes a desenvolver projetos na área de inovação. A estrutura do Fraunhofer conta com 86 institutos espalhados pelo mundo, sendo 66 na Alemanha. O grupo é formado por 20 mil empregados, de pesquisadores a estudantes de ensino profissional e movimenta cerca de 2 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento. As sete áreas de atuação do Fraunhofer são: Tecnologia da Informação e Comunicação; Luz e Superfície; Ciências da Vida; Microeletrônica; Produção; Defesa e Segurança; e Materiais e Componentes. 

Relacionadas

Leia mais

Presidente Dilma destaca importância dos institutos SENAI de Inovação
SENAI de Santa Catarina inaugura seu primeiro Laboratório Aberto de Inovação
Instituto SENAI de Inovação inicia pesquisas para produzir materiais têxteis resistentes a 1000 ºC

Comentários