Fibra investe no fortalecimento sindical

O programa visa fortalecer a representação sindical empresarial da indústria

Os sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) participaram, nesta quarta-feira (28/5), do curso 'Gestão do Relacionamento com as Empresas'. Trata-se de mais uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) disseminada em todas as Federações do País. O programa visa fortalecer a representação sindical empresarial da indústria, a fim de melhorar o ambiente de negócios e ampliar a competitividade das empresas do setor. 

Recentemente, as ações do PDA foram distribuídas em duas frentes de atuação: o projeto Associa Indústria, que proporciona a expansão das iniciativas do PDA destinadas a empresas industriais, possibilitando sua oferta em municípios do interior do País e também a empresas de setores selecionados, e o projeto Avança Sindicato que reúne ações para dois diferentes públicos do sindicato, sendo o primeiro formado por seus presidentes e dirigentes, responsáveis pelas decisões e pela atuação em nível estratégico, e o segundo pelos executivos, a quem compete a gestão cotidiana do sindicato e o relacionamento constante com as empresas representadas. 

O curso realizado na Fibra, 'Gestão do Relacionamento com as Empresas', faz parte do projeto Avança Sindicato. A capacitação ressalta a importância da comunicação feita de modo planejado como apoio na defesa de interesses sindicais, nas negociações coletivas e nos processos de prestação de serviços ao setor e sociedade. 

Segundo a palestrante, consultora em Comunicação e Negócios em Mídias Digitais, Cátia Lassalvia, o relacionamento com as empresas é construído aos poucos, é um trabalho planejado, de médio e longo prazo. "Num primeiro momento, as empresas têm que perceber as ações positivas realizadas pelo sindicato, assim como conhecer quais os benefícios dos serviços sindicais. Após isso, há a necessidade de comunicar sistematicamente essas mesmas ações e serviços. Por fim, o sindicato deve manter-se presente de forma contínua, a fim de construir vínculos de confiança com a empresa sindicalizada", explicou a consultora. 

Durante a capacitação, Cátia apresentou características importantes de uma comunicação estratégica, desde a construção da Missão, dos Valores e da Visão do sindicato – ou seja, fazer as perguntas clássicas: Por que e para que existimos? Qual a nossa Identidade? E qual o caminho percorreremos? – até a realização de ações planejadas para o relacionamento com as indústrias, que perpassa por plano de visitas nas empresas, utilização das redes sociais, eventos, entre outros."Damos, aqui, um norte, mas cada sindicato conhece sua realidade e tem autonomia para planejar como se dará o relacionamento com suas empresas de forma estratégica", ressaltou Cátia. 

E um exemplo dessa autonomia foi dado pela secretária administrativa e financeira do Sindimam-DF, Vanderlice Benedito. Ela explicou que o sindicato tem realizado reuniões itinerantes nas empresas associadas e esta ação tem despertado o interesse nas associadas em sediar as reuniões. "Temos feito ações para atrair outros associados e, ainda, para mantê-los informados e satisfeitos, como essa da reunião itinerante", afirmou. 

Agenda 

A próxima ação do PDA é o curso 'Como Atender a Fiscalização do Trabalho?', dia 3 de junho, das 9h às 18h, no edifício-sede da Fibra, no SIA trecho 3, lote 225. A capacitação, em específico, será realizada para empresários e representantes do segmento de alimentação. O objetivo do encontro é apresentar o conjunto de normas, procedimentos e documentos relacionados à fiscalização trabalhista, com destaque para boas práticas de atendimento ao fiscal do trabalho. O evento é gratuito. Mais informações: 3362-6114.

Relacionadas

Leia mais

Fibra orienta empresas sobre processos trabalhistas
Empresários se reúnem na Fibra para discutir problemas ambientais

Comentários