Em Criciúma, FIESC debate negociação coletiva com sindicatos

Palestra foi realizada na quinta-feira (15) na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), marcando o início das comemorações da semana da indústria

A FIESC realizou em Criciúma palestra sobre negociação coletiva para empresários e sindicatos de indústria filiados à entidade, com o consultor em relações trabalhistas e sindicais, Marino Roberto Rodilha. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (15), na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), e marcou o início das comemorações da semana da indústria. 

"Sindicato forte é sinônimo de indústria competitiva. É essa a intenção do evento, precisamos buscar conhecimento, nos unir e nos tornarmos fortes. Por isso, a FIESC tem desenvolvido diversos trabalhos voltados aos sindicatos e à educação", destacou o vice-presidente da FIESC regional Sul, Diomício Vidal, que abriu o evento. 

Para o palestrante, com o passar dos anos, as atitudes e o relacionamento entre empregadores e trabalhadores passaram por transformações. "Grandes mudanças eram difíceis de acontecer anos atrás. Hoje é diferente. O mercado está em constante mudança e as empresas precisam se reunir mais para discutir, buscar entendimentos parecidos", disse Rodilha. 

O consultor apresentou o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), dados de negociações coletivas realizadas nos últimos três anos e sua experiência na área. "Temos que nos movimentar para dar sustentabilidade aos sindicatos. O modelo de representação está muito eficiente, só não podemos perder o espaço e isso se dá com o associativismo", concluiu. 

A FIESC possui 139 sindicatos associados, sendo a Federação com maior número de entidades associadas no País. A entidade realiza aproximadamente 60 negociações coletivas de trabalho ao ano.

Relacionadas

Leia mais

FIESC inaugura Instituto de Tecnologia em Cerâmica e amplia SENAI de Criciúma
Em Criciúma, FIESC capacita 38 empresários e industriais em como fazer gestão de SST na era do eSocial

Comentários