Profissionais qualificados no barco escola Samaúma recebem certificados no Amapá

O barco é equipado com oficinas de marcenaria, panificação e confeitaria; mecânica de motor; além das salas de aula tradicionais e de informática

O barco escola Samaúma já qualificou mais de 46 mil profissionais em 35 anos

A capital do Amapá, Macapá, conta, a partir desta quinta-feira (24), com 484 novos profissionais qualificados em áreas como as de pedreiro, padeiro, eletricista e mecânico de motor. Eles concluíram os 16 cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no barco-escola Samaúma. Após 40 dias de aulas, os alunos receberam a certificação nesta quinta-feira pela manhã.

O barco de três conveses é equipado com modernas oficinas de marcenaria, panificação e confeitaria, mecânica de motor de popa e de motores marítimos, além das salas de aulas tradicionais e de informática. Ao longo de 35 anos de atuação, o barco Samaúma já qualificou mais de 46 mil alunos. Além de atuar nos municípios amazonenses, o barco-escola leva educação profissional de qualidade também para municípios ribeirinhos dos estados do Pará, Amapá, Acre, Roraima e Amapá. Em maio, o barco aportará no município de Santana, também no Amapá.

Marinete Lisboa do Nascimento, 47 anos, auxiliar de manutenção no SENAI há 5 anos, acredita que a participação no curso de Modista Costureiro do Vestuário pode mudar a não apenas sua vida, como a de toda a família. “Quero vender as peças que eu costurar para aumentar a renda da casa”, disse a nova costureira. Essa é a primeira formação profissional de Marinete.

Para Iza Maria Duarte, 42 anos, o certificado do curso de Operador de Computador simboliza a conquista de um sonho. “Eu tinha enorme dificuldade para aprender a lidar com as novas tecnologias. Hoje, realizo meus sonhos e posso dizer que, além de qualificação, encontrei profissionais extremamente dedicados”, conta, emocionada.

PARCERIA BEM SUCEDIDA - De acordo com a professora Lúcia Furlan, da Secretaria Estadual da Educação, a vinda do barco-escola para o Amapá é fruto de uma parceria de sucesso entre o Governo do estado, o SENAI do Amazonas e o SENAI do Amapá. "O que os profissionais do Samaúma fazem pelos amazônidas não tem preço. A oportunidade de qualificação que o barco proporciona transforma a vida de milhares de pessoas", disse Lúcia, que representou o governador Camilo Capiberibe na cerimônia de formatura.

O diretor regional do SESI/SENAI no Amapá, Sérgio Moreira, homenageou a equipe do SENAI do Amazonas e falou da satisfação de contar com parceiros nacionais e locais, que contribuem para a capacitação de jovens e adultos do Estado e para a inserção deles no mercado do trabalho. “Temos a satisfação de estar à frente da nobre tarefa de redirecionar as ações do SESI e do SENAI no Amapá para melhorar a vida da população”, afirmou Moreira.

Relacionadas

Leia mais

Histórias inspiradoras: SESI e SENAI qualificam trabalhadores e estimulam o empreendedorismo na Paraíba
SENAI qualifica profissionais para atuar em usina solar
Barco escola do SENAI qualifica quase 800 moradores de Tapauá, cidade no interior do Amazonas

Comentários