Ação Global deve atender mais de 415 mil pessoas em 27 cidades brasileiras

Desde 1995, o evento é realizado anualmente nos 26 estados e no Distrito Federal e já beneficiou mais de 18 milhões de pessoas

Exames oftalmológicos podem ser feitos gratuitamente durante a Ação Global

Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com a Rede Globo, realizará no próximo sábado (26) a 21ª edição da Ação Global. Mais de 415 mil pessoas devem participar do evento, que ocorrerá em 27 municípios espalhados por todo o Brasil. Em cada um desses locais serão oferecidos diferentes tipos de serviços gratuitos, que promovem a cidadania, a saúde e o bem estar da população. Além disso, em todos locais haverá atividades de esporte, lazer e cultura.

“Com a Ação Global, o SESI e a Rede Globo querem garantir o direito a cidadania da população. Nossa estimativa é termos cerca de 1,2 milhão de atendimentos nos diversos serviços que serão prestados em todo o país", afirma o analista de Desenvolvimento Industrial do SESI Luiz Carlos Marcolino.

Em Natal, no Rio Grande do Norte, por exemplo, os participantes poderão fazer a Carteira de Trabalho, o alistamento militar, tirar o CPF e participar de oficinas de culinária. Quem quiser cuidar da saúde, poderá fazer consultas médicas nas áreas de ginecologia, oftalmologia, cardiologia, auto exame de mama e outros.

CURSOS E BANCO DE ESTÁGIOS - Entre os serviços que serão oferecidos na cidade de Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul, haverá massagem, higienização facial, corte de cabelo, manicure, escova e penteados. Os jovens interessados em encontrar uma oportunidade de trabalho poderão se cadastrar em um banco de estagiários ou em um banco de empregos.

Em Araguaína, no interior de Tocantins, a população poderá fazer foto 3x4, se inscrever em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e terá acesso a vários serviços médicos. Ainda durante a Ação Global, o Ministério da Saúde fará uma campanha de vacinação contra hepatite B, o tipo mais perigoso da doença.

HISTÓRICO - A Ação Global foi criada em 1991 pelo SESI em Minas Gerais. Desde 1995, o evento é realizado anualmente nos 26 estados e no Distrito Federal e já beneficiou mais de 18 milhões de pessoas, com mais de 30,6 milhões de atendimentos. Neste ano, o evento tem o apoio de 1.600 parceiros e conta com o trabalho de 23.154  voluntários.

Pesquisa do SESI de 2007 mostra que 66,4% das pessoas que buscam os serviços da Ação Global têm renda familiar inferior a dois salários mínimos. O estudo revela que 76,6% dos participantes são mulheres, e que 59,8% dos adultos têm entre 18 e 39 anos.

SAIBA MAIS Confira a lista de cidades que receberão a Ação Global.

Relacionadas

Leia mais

Barco escola SENAI Samaúma I leva educação a moradores do Amapá
Estudantes beneficiados com Bolsa Família têm desempenho educacional semelhante aos demais no Pronatec
Temos vagas! Cursos do SENAI abrem inscrições em todo o Brasil

Comentários