Projetos de fortalecimento sindical são apresentados na FIEC

De acordo com a coordenadora do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) no Ceará, Lúcia Abreu, Avança Sindicato e Associa Indústria se enquadram na proposta de expansão do programa em 2014

Os projetos Avança Sindicato e Associa Indústria, que fazem parte das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foram apresentados nesta terça-feira, 18/3, durante café da manhã na cobertura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O PDA é uma iniciativa nacional, que conta com o apoio estadual das federações de indústria. No Ceará, a coordenação fica a cargo do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

De acordo com a coordenadora do PDA no Ceará, Lúcia Abreu, as duas iniciativas se enquadram na proposta de expansão do programa em 2014. Nesse sentido, estão previstas ações para aumentar a base de representação sindical dos associados à FIEC, com extensão ao interior. O PDA é atualmente o principal instrumento da CNI para apoiar as federações no fortalecimento da representação sindical empresarial.

Segundo Lúcia, o Associa Indústria é destinado às empresas industriais, e executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em nível nacional. O Avança Sindicato é voltado aos sindicatos empresariais da indústria. O Associa Indústria tem como objetivo estimular o associativismo em setores industriais, a fim de que as micro e pequenas empresas possam identificar dificuldades e desafios comuns e atuar de forma coletiva para buscar maior competitividade, com o apoio de sua representação empresarial.

Para isso, contempla iniciativas para disseminar informações práticas sobre temas de interesse, sensibilizar quanto ao impacto do ambiente de negócios sobre a competitividade da indústria e estimular a ação empresarial coletiva, por meio do sistema de representação da indústria. Em relação a iniciativas já implementadas estão ações como evitar problemas trabalhistas, pagar menos tributos, reduzir a tarifa de energia elétrica, reduzir problemas ambientais e manter intercâmbio sindical setorial.

Com o Associa Indústria, o PDA irá interiorizar suas iniciativas, principalmente por causa da parceria com o Sebrae nas regiões do Cariri, Sobral, Limoeiro do Norte, Iguatu e região metropolitana de Fortaleza. Uma das exigências para os participantes do Associa Indústria é o comprometimento do sindicato patronal com o projeto Avança Sindicato. Para isso, o Avança Sindicato tem como objetivos orientar e prover ferramentas para estruturação, planejamento e gestão dos sindicatos, desenvolver nos líderes e executivos de sindicatos competências necessárias para uma gestão sindical eficiente, aprimorar a comunicação e o relacionamento do sindicato com a base empresarial e apoiar projetos inovadores para a promoção do associativismo, elaborados pelas federações.

Na visão do superintendente do Sebrae, Carlos Cruz, que participou do evento, a estrutura de trabalho apresentada está bem montada e os resultados devem aparecer à medida que as ações começarem a ser tocadas. Cruz, todavia, sugeriu que, além dos potenciais associadas, haja também o envolvimento da cadeia produtiva de cada setor produtivo, como forma de tornar as ações mais complementares. "Poderíamos, por exemplo, ao mostrar os atrativos para quem deseja se associar aos sindicatos, indicar um pacote de serviços para tornar mais interessante a opção de se associar."

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação do Estado do Ceará (Sindpan), Lauro Martins, a parceria com o Sebrae vai agregar mais valor ao trabalho que já vem sendo realizado no âmbito do PDA. Ele lembrou que, no caso do seu sindicato, o apoio do Sebrae foi fundamental para que se tornasse possível a chegada de uma representação no Cariri: "Como o Sebrae tem capilaridade, essa ajuda foi imprescindível".

Relacionadas

Leia mais

Gestores da FIEC participam do Encontro da Rede de Desenvolvimento Associativo
FIEC promove Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria de Alimentação
CNI e FIEC lançam o estudo Nordeste Competitivo na Casa da Indústria

Comentários