FIEC lança projetos Avança Sindicato e Associa Indústria

Iniciativas fazem parte das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a participação das federações estaduais

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Roberto Proença de Macêdo, participa na próxima terça-feira, 18/3, às 8h, na cobertura da Casa da Indústria, do lançamento dos projetos Avança Sindicato e Associa Indústria. As iniciativas fazem parte das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação das federações estaduais. No Ceará, o PDA é coordenado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

O PDA é o principal instrumento da CNI para apoiar as federações no fortalecimento da representação sindical empresarial. Atualmente, o programa está estruturado em dois grandes projetos: o Associa Indústria, destinado às empresas industriais e executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em nível nacional, e o Avança Sindicato, voltado aos sindicatos empresariais da indústria.

O Associa Indústria tem como objetivo estimular o associativismo em setores industriais, a fim de que as micro e pequenas empresas possam identificar dificuldades e desafios comuns e atuar de forma coletiva para buscar maior competitividade, com o apoio de sua representação empresarial. Nesse sentido, contempla iniciativas para disseminar informações práticas sobre temas de interesse, sensibilizar quanto ao impacto do ambiente de negócios sobre a competitividade da indústria e estimular a ação empresarial coletiva, por meio do sistema de representação da indústria.

Em termos de iniciativas já implementadas estão ações como evitar problemas trabalhistas, pagar menos tributos, reduzir a tarifa de energia elétrica, reduzir problemas ambientais e manter intercâmbio sindical setorial. Com o Associa Indústria, o PDA irá interiorizar suas iniciativas, principalmente por causa da parceria com o Sebrae nas regiões do Cariri, Sobral, Limoeiro do Norte, Iguatu e região metropolitana de Fortaleza.

Uma das exigências para os participantes do Associa Indústria é o comprometimento do sindicato patronal com o projeto Avança Sindicato. Para isso, o Avança Sindicato tem como objetivos orientar e prover ferramentas para estruturação, planejamento e gestão dos sindicatos, desenvolver nos líderes e executivos de sindicatos competências necessárias para uma gestão sindical eficiente, aprimorar a comunicação e o relacionamento do sindicato com a base empresarial e apoiar projetos inovadores para a promoção do associativismo, elaborados pelas federações.

Serviço:
Lançamento dos projetos Avança Sindicato e Associa Indústria
Dia: 18/3
Local e horário: Cobertura da FIEC, às 8h
Informações: 85 3421 6508

Relacionadas

Leia mais

Encontro incentiva aproximação entre sindicatos e Sistema FIEC
Gestores da FIEC participam do Encontro da Rede de Desenvolvimento Associativo
FIEC promove bate-papo sindical entre empresários dos ramos de bebidas e cerâmica

Comentários