Curso orienta empresários sobre atendimento da fiscalização do trabalho

Ministrada no SENAI de Rio Verde com supervisão do consultor da CNI Marcelo Pinto de Carvalho, a aula teve foco em boas práticas de atendimento ao fiscal do trabalho

Para capacitar os empresários sul-mato-grossenses, a Fiems, a CNI e o Sebrae promoveram, nesta quarta-feira (26/03), no Senai de Rio Verde, o curso "Como atender a fiscalização do trabalho", oferecido no âmbito do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo) e que teve como responsável o consultor da CNI, Marcelo Pinto de Carvalho.

O conjunto de normas, procedimentos e documentos relacionados à fiscalização trabalhista, com destaque para boas práticas de atendimento ao fiscal do trabalho foram repassados pelo curso para possibilitar a identificação de oportunidades de aprimoramento na gestão das relações do trabalho na empresa.

O consultor da CNI revelou que um dos segredos para as boas práticas no atendimento ao auditor fiscal é se preparar com o conhecimento profundo das rotinas de produção, funcionamento, atribuições de cada empregado, além de possuir noções básicas de legislação trabalhista, especialmente quanto às obrigações legais das empresas com seus empregados. "É fundamental saber onde são arquivados os documentos dos empregados da empresa", ressaltou.

O vice-presidente da Fiems, Luiz Claudio Sabedotti Fornari, fez a abertura do evento e destacou a importância da participação dos empresários. "As ações do PDA vem contribuindo para o crescimento das empresas e o fortalecimento os sindicatos que representam as indústrias na região de Rio Verde", disse.

Segundo a assessora sindical da Fiems, Camila Alves, os cursos e palestras ofertados ajudam a disseminar informações práticas sobre temas de interesse, além de estimular a ação empresarial coletiva, por meio dos sindicatos que representam o Sistema Indústria.  "O objetivo é estimular o associativismo em setores industriais, a fim de que as micro e pequenas empresas possam identificar dificuldades e desafios comuns e atuar de forma coletiva para buscar maior competitividade", declarou.

Relacionadas

Leia mais

Empresários maranhenses são orientados a receber fiscal do trabalho
Fiems lança hoje Projeto Educação para o Mundo do Trabalho
Senai inicia mais 4 cursos gratuitos do Ação Fiems Campo Grande

Comentários