CSER promove Dia do Empresário da Indústria

Para Paulo Henrique Schoueri, diretor da entidade, objetivo da ação é estimular o associativismo e mostrar que união fortalece o empresariado

Araçatuba foi sede de mais um evento do "Dia do Empresário da Indústria". O evento, promovido pela Central de Serviços (Cser), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e que tem o apoio da CNI – Confederação Nacional da Indústria, contou com a parceria do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), e reuniu empresários das principais cidades da região.

De acordo com o diretor da Cser, Paulo Henrique Schoueri, um dos objetivos da ação é estimular o associativismo e mostrar que o empresário é mais forte a partir do momento que se une. "As empresas têm que ser atendidas e o Sindicatos precisam usar tudo o que a Fiesp disponibiliza".

O diretor apresentou cada departamento da Fiesp, explicando rapidamente o que eles podem oferecer para os Sindicatos. Após a apresentação da Fiesp, a diretora do Centro de Atividade do Sesi de Araçatuba, Salete Surani, apresentou o que a unidade oferece aos funcionários da indústria. "O grande ganho nosso é divulgar todos os serviços do Sesi que são tanto para funcionários como para a família do funcionário da indústria".

O coordenador pedagógico do Senai Duque de Caxias, também em Araçatuba, Misael Pinheiro, passou alguns vídeos explicando o trabalho da unidade e ressaltou que o interesse da instituição é manter a competitividade da indústria brasileira. Além dos cursos fixos, ele mostrou o trabalho das unidades móveis e os demais projetos educacionais.

Um vídeo institucional apresentou um pouco do trabalho do Sinbi, e o presidente Antenor Marques chamou atenção dos presentes para o lançamento da campanha "Indique um Sonho", que tem por objetivo trazer pessoas portadoras de deficiências para o mercado de trabalho.

Para Antenor, a grande vantagem desse tipo de evento é a possibilidade de aproximação com os empresários que estão um pouco mais distantes. "Esse trabalho que a CSer vem fazendo de estimular o associativismo é extremamente importante e vem de encontro com o trabalho que nós do Sinbi fazemos de longa data e que vem dando resultado".

O evento foi finalizado com a palestra “Perspectivas Econômicas 2014”, conduzida pelo Gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Guilherme Moreira. Segundo ele, 2013 foi um ano otimista de recuperação. No entanto, 2014 não demonstra o mesmo sentimento. “O grande problema é que o empresário está com a sensação de que este ano não será exuberante. Esta queda de confiança é o principal fator que emperra o desenvolvimento. Se acreditarmos que o cenário não está bom, com certeza não faremos investimentos”, explica.

Para Moreira, o otimismo pode ser recuperado a partir do momento em que se troca o modelo de importações e se prioriza a produção nacional. “É preciso investir na qualidade a fim de aumentar a competitividade do empresário nacional da fábrica para fora, visto que da fábrica para dentro ele é competitivo e está melhor ou igual a qualquer outro”, afirma.

O vice-presidente setorial do Sinbi, Samir Nakad, falou sobre os benefícios ofertados pelo Sesi e Senai, ressaltando a necessidade da valorização daquilo que saí do próprio bolso. "A importância é que um evento como esse abre nossa mente para informações que às vezes não lembramos no dia a dia".

O vice-presidente Nelson Giardino destacou o papel da parceria Fiesp e Sindicatos como apoio à indústria. "É um evento que aproxima o Sindicato e a Fiesp, que por sua vez tem muito recurso para apoiar o empresário, assim como o Sinbi faz com a Universidade Corporativa, ou seja, traz a informação e mostra o que está acontecendo de novo".

Depois das palestras os presentes se reuniram em um coquetel, e aproveitaram para trocar ideias. "Acho que as informações precisam ser repassadas sempre, pois muita coisa vai caindo no esquecimento na correria do dia a dia. Isso fortalece e nós aprendemos", ressaltou a associada do Sinbi Elizabete Buono.

Marcos Noale também gostou do evento. "È interessante para ampliar nosso conhecimento sobre tudo que o Sesi, o Senai e a Fiesp proporcionam". João Carlos da Silva, destacou a palestra econômica. "Foi uma explanação breve, mas muito realista do nosso mercado".

Relacionadas

Leia mais

Dia do Empresário da Indústria do Recife foi comemorado na FIEPE com palestra sobre produtividade
Dia do Empresário da Indústria de São José do Rio Preto
Dia do Empresário da Indústria Paraibana se realizou na FIEP

Comentários