Consultor esclarece questões jurídicas trabalhistas enfrentadas pelo empresariado

Ação foi a primeira ação desenvolvida pelo PDA em 2014, através do projeto “Associa Indústria”, que tem também parceria do Sebrae

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) desenvolvido pelo Sistema FIERN em parceria com a CNI, realizou nesta quinta-feira (13), no Espaço Cultural da Casa da Indústria, o curso "Como Atender a Fiscalização do Trabalho?", com o consultor da CNI, José Eduardo Pastore.

Foi a primeira ação desenvolvida pelo PDA em 2014, através do projeto “Associa Indústria”, que tem também parceria do Sebrae, e foi direcionada aos segmentos da construção civil, cerâmica, mármore e granito, cimento e móveis.

O evento foi aberto pelo primeiro vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, que ressaltou a importância das ações desenvolvidas pelo PDA e a relevância do esclarecimento das práticas relacionadas à fiscalização do trabalho através do curso. “Estamos aqui mais uma vez participando desta ação do PDA, orientada pela CNI, que busca, acima de tudo, o fortalecimento do empresariado. Nós temos hoje uma grande oportunidade de aprimorar conhecimentos e ferramentas para melhor conviver com a fiscalização do trabalho em nossas empresas”, disse.

Em sua explanação, José Pastore inicialmente buscou esclarecer que grande parte problemas jurídicos trabalhistas enfrentados pelo empresariado trazem em sua essência questões relacionadas à gestão de pessoas. “Com essa premissa percebemos que desacordos no relacionamento entre empresário e colaboradores são, em sua maioria, problemas de comunicação. Se a empresa não tem capacidade de dialogar com sua equipe tem-se, nesse contexto, um ambiente propício a questões jurídico-trabalhistas.”, ressaltou.

Durante o curso foram apresentadas boas práticas de atendimento ao fiscal do trabalho, identificando oportunidades de aprimoramento na gestão das relações trabalhistas na empresa, além de caracterizar o conjunto de normas, procedimentos e documentos relacionados à fiscalização do trabalho.

“É essencial conhecer profundamente a empresa, ter noções básicas de legislação trabalhista, capacitar profissionais e preparar todos os setores para receber a fiscalização do trabalho, mantendo sempre uma postura educada, objetiva e tranquila”, destacou o consultor.

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é um instrumento da CNI e das Federações de Indústria para fortalecer a representação empresarial sindical e sua atuação na defesa dos interesses da indústria brasileira.

Relacionadas

Leia mais

Fiern elogia projeto do Simples
Micro e pequenas empresas precisam de incentivos ao crescimento, diz presidente da FIERN
A força do sindicato nas questões trabalhistas

Comentários