Senai inicia mais 2 cursos gratuitos do Ação Fiems Campo Grande

86 moradores dos bairros Coophavila II e Aera Rancho III estão sendo beneficiados com os cursos gratuitos de operador de máquina de corte e pintor de obras

No âmbito do Programa Ação Fiems Campo Grande, que leva a formação profissional até os bairros, o Senai iniciou novas turmas dos cursos gratuitos de operador de máquina de corte e pintor de obras nos bairros Coophavila II e Aera Rancho III, beneficiando 86 moradores. Ao longo deste ano, o Programa vai disponibilizar 7.500 vagas em 37 cursos gratuitos, sendo 6 mil vagas em 29 cursos do Senai e 1.500 vagas em 8 cursos do Sesi que serão ministrados nas salas de aula móveis, nos laboratórios móveis de informática, nas bibliotecas da Indústria do Conhecimento e nas associações de moradores de bairros nas regiões do Imbirussu, Lagoa, Segredo, Prosa, Bandeira e Anhanduizinho.

Segundo o gerente de educação do Senai, Marcos Costa, a oferta de cursos atende a demanda industrial e a procura dos moradores em cada bairro. "Para atender a essa demanda, expandimos o nosso atendimento. Ao longo do ano, o programa vai disponibilizar 6 mil vagas em 29 cursos gratuitos nas regiões do Imbirussu, Lagoa, Segredo, Prosa, Bandeira e Anhanduizinho", declarou Marcos Costa, completando que o curso de operador de máquina de corte foi montado em uma sala na Associação de Moradores da Coophavila II, com turmas nos períodos matutino e vespertino, atendendo 40 alunos, enquanto o de pintor de obras é ofertado na Associação de Moradores do Aero Rancho III, com turmas nos períodos vespertino e noturno, beneficiando 36 alunos.

Alunos

O estoquista Jorival Gutierres da Silva, 39 anos, é aluno do curso gratuito de pintor de obras oferecido no Bairro Aero Rancho III e conta que deseja diversificar sua formação profissional, ampliando as oportunidades de trabalho. "Estou há 17 anos na mesma empresa, mas nunca se sabe o dia de amanhã. Por isso, a importância de se profissionalizar e aprender cada vez mais", disse. Recém-chegado do Japão, o professor de inglês Jessé Vieira, 22 anos, também busca conhecimento para ter mais opções de trabalho. "Tudo é novo aqui. Quero aprender coisas diferentes para me manter no mercado", falou o aluno do curso de pintor de obras.

Já a dona de casa Lucélia Benites, 31 anos, quer contribuir com a renda em casa. "Quero ter uma profissão e já tinha curiosidade no curso", afirmou a aluna do curso de pintor de obras. A dona de casa Telma Teodoro da Silva, 48 anos, que é aluna do curso de operador de máquina de corte e já fez o curso de costura industrial. "Os cursos se complementam e fica mais fácil encontrar uma vaga no mercado de trabalho", declarou. Já a dona de casa Maria das Graças Neves Bonfim, 57 anos, conta que já trabalhou com serviços gerais e quer melhorar a renda. "Até o final do curso quero trabalhar na indústria", comentou aluna do curso de operador de máquina de corte.

Relacionadas

Leia mais

Vagas abertas: SENAI tem inscrições para cursos em todas as regiões
Máquina desenvolvida no Senai Paraná é solução inédita para resíduos industriais
SENAI lança plataforma e cursos gratuitos de indústria 4.0 para empresas

Comentários