SENAI Centromoda formará mão de obra para indústria de confecção do Espírito Santo

O complexo, com 775 m², vai funcionar anexo ao Centro Integrado SESI/SENAI/IEL Colatina, com um modelo inovador de minifábrica têxtil que simula o ambiente industrial

O complexo funciona como uma minifábrica têxtil que simula o ambiente industrial

Para suprir a carência de trabalhadores qualificados para atuarem na indústria têxtil e do vestuário e também com o objetivo de apoiar o fortalecimento das indústrias do setor, será inaugurada na próxima quinta-feira (20), em Colatina (ES), o SENAI Centromoda. O Sistema Findes (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo) investiu R$ 4 milhões na construção do moderno centro de inovação, design e formação profissional.

O complexo, com 775 m², vai funcionar anexo ao Centro Integrado SESI/SENAI/IEL Colatina, com um modelo inovador de minifábrica têxtil que simula o ambiente industrial e onde os alunos poderão aprender como de fato atuarão no ambiente de trabalho.

Os novos laboratórios são de Estamparia, CAD/ Design, Bordado, Processos de Lavanderia, Mecânica e Manutenção de Máquinas, Modelagem, Laboratório de Informática e Produção do Vestuário. Serão 16 novos cursos, com 400 vagas para a região. Entre as possibilidades de formação estão: Supervisor de Produção de Vestuário, Risco e Corte de Confecção Industrial, Mecânica e Manutenção de Máquina de Costura Industrial Eletrônica, Ajuste e Regulagem de Máquinas Especiais. O Centro Integrado de Colatina já ofertava 10 cursos para o setor, como Técnico em Vestuário, Desenhista de Moda e Modelista de Roupas, entre outros.

Para o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, o Centromoda de Colatina é uma conquista importante para a economia da região. “Nós ouvimos os empresários e atendemos suas demandas. Assim, podemos oferecer oportunidade de qualificação, gerando trabalho e renda para os moradores locais, promovendo também a interiorização do desenvolvimento", pontua Guerra.

SERVIÇOS - O SENAI Centromoda Colatina também vai oferecer diversos serviços técnicos e tecnológicos para as indústrias da região, como desenvolvimento de arte de estampas e bordados, de etiquetas e corrosão de peças, serviços de estampas localizadas, sublimação e desenvolvimento de protótipos de camisetas promocionais.

O município de Colatina caracteriza-se pela fabricação de jeans, que representa mais da metade da sua produção, bem como pela confecção de roupas de malha e roupas sociais. Esse polo apresenta, ainda, outras atividades, como prestação de serviços de facção, de lavanderia, limpeza de roupa, serviços de estamparia e de serigrafia, além de serviços especializados de bordadeiras e estilistas.

Relacionadas

Leia mais

SENAI CETIQT passa a oferecer serviços para pesquisa em fibras e beneficiamento têxtil
SENAI tem inscrições abertas para 23,8 mil vagas em cursos gratuitos via Pronatec
SENAI CETIQT vai mensurar pés e cabeças dos brasileiros para padronizar medidas para a indústria

Comentários