Propeq completa 20 anos sob coordenação do IEL/PE

Metodologias de formas modernas de gestão visando o crescimento da indústria pernambucana serão desenvolvidas pelo programa

O Programa Pernambucano de Qualidade (Propeq) completa 20 anos com o desenvolvimento de uma ação que vai facilitar o caminho das pequenas empresas do Estado rumo à inovação. Prezando por métodos eficientes e de qualidade, o Propeq, este ano sob coordenação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/PE), desenvolverá metodologias de formas modernas de gestão para empresas de pequeno porte, visando o crescimento da indústria pernambucana.

A iniciativa inaugura a nova gestão do programa, que tem por objetivo fortalecer as empresas locais, tornando-as mais competitivas e com níveis mais desejáveis de excelência em administração. “Vamos desenvolver uma metodologia moderna de gestão, que já existe, e adaptaremos para pequenas empresas, levando em consideração a realidade de Pernambuco”, comenta o coordenador do projeto, Oscar Rache.

De acordo com o gestor, o projeto já está em desenvolvimento e deve ser finalizado dentro de três meses. Ao longo do ano, o Propeq vai trabalhar colocando a teoria em prática. “Quando estiver pronto, vamos promover um encontro com pequenas empresas de vários setores para apresentarmos a metodologia e, naturalmente, selecionarmos as empresas que estariam interessadas em fazer um projeto piloto, para desenvolver a nova fórmula”, comenta.

Enquanto a materialização das ações não aparece, paralelamente, o Propeq já inicia com atividades na próxima segunda-feira (17/02), com o Programa de Qualidade Hospitalar. Na ocasião, gestores de hospitais se encontram com os superintendentes da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Jairo Martins Silva, e do Hospital Sírio Libanês, Gonzalo Vecino Neto.

Apesar de não haver ligação direta com a indústria, o coordenador considera a ação importante e o ponta pé inicial das novas diretrizes do Programa. “Apresentaremos um case de sucesso aos hospitais pernambucanos e, caso se interessem pelas práticas de gestão apresentadas, que já estão consolidadas, faremos toda a articulação para prover o crescimento local. É uma ação importante para o desenvolvimento das ações do Programa, que incentivam o crescimento da sociedade como um todo”, afirma.

SOB NOVA DIREÇÃO – Completando 20 anos de existência, o Propeq, criado através da FIEPE e do SENAI, chega em 2014 sob coordenação do IEL/PE. Ao longo desse tempo, o Instituto, que em princípio fazia ponte entre indústria e universidade através do estágio, evoluiu e atualmente cuida do incentivo à gestão empresarial no Estado, incentivando ferramentas como inovação e capacitação. “Como o Propeq visa a melhoria das gestões e o IEL também tem isso hoje na sua vocação, o Sistema então achou melhor colocá-lo na gestão do Programa”, pontua Rache.

Relacionadas

Leia mais

IEL abre inscrições para curso de Ciber Defesa e Segurança Digital, em São Paulo
IEL do Mato Grosso do Sul está com inscrições abertas para curso de capacitação de líderes
IEL realiza encontro de Gestão, Negócio e Inovação, em Brasília

Comentários