Federações se articulam para tratar sobre estratégias de negociação coletiva

Encontro entre representantes de federações de indústria aconteceu hoje (13/2), no auditório Luiz Esteves Neto, na FIEC

Representantes de federações de indústria das regiões Norte e Nordeste participaram hoje (13/2), no auditório Luiz Esteves Neto, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), de encontro para discutir aspectos relacionados à realização de negociações coletivas no âmbito dos sindicatos patronais. O evento foi uma ação do Conselho Temático de Relações Trabalhistas (Cosin) e do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na oportunidade, cada federação participante fez uma explanação de como foram as negociações coletivas em 2013 e as perspectivas para este ano. Outros pontos tratados na pauta foram a discussão sobre as principais cláusulas questionadas, a vigência das convenções e acordos e negociações coletivas dos setores inorganizados.

A ideia do evento surgiu em virtude de a CNI/PDA ter criado recentemente um grupo técnico de negociação coletiva para discutir estratégias, tendências, segurança jurídica e cláusulas, como forma de construir instrumentos e metodologias de apoio às negociações coletivas. O grupo foi formado por representantes de federações que mais fecharam negociações coletivas no âmbito da indústria.

Segundo Lúcia Abreu, coordenadora do PDA na FIEC, se pensou na realização de uma reunião que pudesse contemplar os interesses das federações do Norte e Nordeste, a fim de articular essas instituições com vistas à discussão sobre negociação coletiva. Durante o encontro em Fortaleza, com base nos relatos apresentados, percebeu-se que as experiências e dificuldades são semelhantes entre os estados.

Como parte dessas discussões, a CNI/PDA deseja publicar materiais que sirvam de subsídio às federações de indústria. Uma primeira publicação foi o documento Referenciais do Desenvolvimento Associativo. Para a elaboração da publicação, aponta Lúcia, foi realizada uma oficina no 9o. Encontro PDA com o objetivo de posicionar as ações de desenvolvimento associativo.

Relacionadas

Leia mais

Encontro incentiva aproximação entre sindicatos e Sistema FIEC
FIEC promove Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria de Alimentação
FIEC e Sinditêxtil realizam oficina de negociação coletiva

Comentários