Ações do PDA fortalecem sindicatos

Entre 2007 e 2010, o PDA se concentrou no fortalecimento dos sindicatos, como o objetivo de ampliar sua capacidade de representar as demandas setoriais e de comunicar-se com as empresas

Com o objetivo de fortalecer a representação sindical empresarial da indústria, melhorar o ambiente e ampliar a competitividade das empresas do setor, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra entre 2007 e 2013 resultados mais que positivos, tendo sido investidos R$ 38,1 milhões em atividades relacionadas ao programa somente neste período.

Entre 2007 e 2010, o PDA se concentrou no fortalecimento dos sindicatos, como o objetivo de ampliar sua capacidade de representar as demandas setoriais e de comunicar-se com as empresas. Nesse sentido, promoveu a capacitação de líderes sindicais quanto ao papel e aos novos desafios dos sindicatos empresariais, apoiou a regularização dos sindicatos e a modernização de sua gestão e estrutura física.
Como resultados desse período, destacam-se a capacitação de mais de 13 mil líderes e técnicos sindicais, a realização de 528 reuniões de planejamento estratégico, a implantação do Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação (Siga) e a criação de 480 sites de sindicatos.

A partir de 2011, além das iniciativas voltadas ao desenvolvimento dos sindicatos, o PDA passou a focar também a disseminação de informação e a mobilização de empresas quanto a temas que afetam sua competitividade. Com tal intuito, o programa passou a oferecer aos empresários eventos práticos de capacitação sobre temas como relações trabalhistas, tributação, meio ambiente, inovação e infraestrutura, destacando a importância do monitoramento do ambiente de negócios e da união para a defesa de interesses comuns. Entre 2011 e 2012, foram realizadas 70 turmas de cursos para empresários, envolvendo 2.177 participantes.

2013 foi um grande marco na evolução do programa, com a criação do Projeto Associa Indústria, uma parceria entre a CNI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para 2014, por meio do Projeto Associa Indústria, a CNI e o Sebrae pretendem expandir as iniciativas do PDA destinadas a empresas industriais, possibilitando sua oferta em municípios do interior do país e também a empresas de setores selecionados. Ao longo de 2014 e 2015, CNI e Sebrae investirão até R$ 14,50 milhões no projeto, para oferta de 1.525 iniciativas a até 53.500 participantes.

Outra ação do PDA para 2014 será o projeto Avança Sindicato, que reúne atividades para dois diferentes públicos do sindicato: o primeiro formado por seus presidentes e dirigentes, responsáveis pelas decisões e pela atuação em nível estratégico, e o segundo pelos executivos, a quem compete a gestão cotidiana do sindicato e o relacionamento constante com as empresas representadas. O objetivo do Avança Sindicato é orientar e prover ferramentas para estruturação, planejamento e gestão dos sindicatos, oferecendo iniciativas como: planejamento estratégico, sistema de inteligência de negócios da indústria e pesquisa sindical 2014.

PDA

O PDA é realizado por meio de editais lançados anualmente, que descrevem os projetos a serem oferecidos, os recursos envolvidos e as regras de gestão dos convênios. Após consultarem os sindicatos, as federações escolhem os projetos para execução.

O orçamento destinado ao PDA reflete sua consolidação nas federações e nos resultados alcançados.

Relacionadas

Leia mais

Regras para registro de sindicatos ficam mais rígidas
Associativismo industrial cresce em Mato Grosso
Associativismo para produtividade

Comentários