Programa Inova Talentos chega a reta final com mais de 200 projetos

Trabalhos serão desenvolvidos por estudantes do último ano de graduação, recém-formados ou profissionais com título de mestre

Mais de duzentos projetos inovadores de empresas foram inscritos na primeira edição do programa Inova Talentos. Os projetos selecionados serão desenvolvidos por estudantes do último ano de graduação, recém-formados ou profissionais com título de mestre. A iniciativa do Instituto Euvaldo Loudi (IEL) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem como objetivo ampliar o número de profissionais qualificados envolvidos com a inovação no setor industrial.

As empresas que tiverem projetos aprovados receberão bolsistas pagos pelo CNPq, que vai investir R$ 29 milhões nas bolsas. As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora nos dias 21 e 22 deste mês. Para cada projeto poderia ser solicitado até três bolsistas, que serão selecionados pelo IEL após a divulgação do resultado final do Inova Talentos, no dia 28 de janeiro.

A Bahia foi o estado com o maior número de projetos inscritos, 45 ao todo. Seguido pelo Rio Grande do Sul com 35, e São Paulo com 34. Empresas de todas as regiões participaram dessa primeira etapa. Para o gerente executivo de Inovação do IEL, Rodrigo Teixeira, isso mostra o interesse da indústria nacional pela inovação.

Em entrevista ao Portal da Indústria , Teixeira falou sobre essa importante parceria entre empresas e universidades. Ouça clicando aqui.

Teixeira explicou ainda que as empresas ganham com recursos humanos qualificados e os bolsistas têm a oportunidade de dar os primeiros passos no ambiente profissional. Durante o período de desenvolvimento dos projetos, os estudantes ou recém-formados recebem acompanhamento e treinamentos com técnicos e especialistas do IEL. Depois de 12 meses, os melhores serão premiados e vão participar de uma missão internacional de negócios. “A nossa expectativa é de que esses bolsistas tenham um desempenho tão positivo que, ao final do Inova Talentos, eles possam ser contratados pelas empresas”, concluiu Teixeira.


Veja abaixo a relação de projetos por Estado:

Inova Talentos
Estado Projetos Bolsistas
Alagoas 3 5
Amazonas 14 35
Bahia 45 66
Ceará 20 20
Distrito Federal 2 6
Espírito Santo 1 1
Goiás 1 1
Maranhão 1 1
Mato Grosso 1 2
Mato Grosso do Sul 2 3
Minas Gerais 5 10
Pará 5 8
Paraíba 5 6
Paraná 17 23
Pernambuco 12 14
Piauí 1 1
Rio Grande do Sul 35 58
Santa Catarina 25 33
São Paulo 34 54
TOTAL 229 347
* A lista dos projetos aprovados será divulgada no dia 28 de janeiro de 2014

Relacionadas

Leia mais

Vencedores do Prêmio Inova Talentos 2017 são anunciados em solenidade do IEL em Curitiba
Inova Talentos é destaque em reportagem especial da TV Globo

Comentários