Resultados positivos marcam o encerramento do Edital 2012-2013 do PDA

A satisfação dos participantes foi de 4,52% (media das avaliações de satisfação, sendo 5% a nota máxima), atestando a qualidade das ações e a importância dos assuntos debatidos

No dia 31 de outubro chegou ao fim o prazo para realização das iniciativas do Edital 2012-2013 do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e suas 27 federações estaduais. Iniciado em julho de 2012, o Edital possibilitou às federações levar a 1.032 sindicatos e a quase 12 mil representantes de empresas cursos, palestras, ferramentas de gestão e comunicação, e muito mais.

A satisfação dos participantes foi de 4,52% (media das avaliações de satisfação, sendo 5% a nota máxima), atestando a qualidade das ações e a importância dos assuntos debatidos. “Essas ações ampliam os conhecimentos dos participantes sobre assuntos que afetam a competitividade da Indústria, além de estimular a união do empresariado para defender um Brasil mais competitivo”, enfatiza o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi.

Mobilização de empresas

Entre as iniciativas voltadas a empresas industriais, merece destaque a realização de 169 turmas dos cursos Como evitar problemas trabalhistas?, Como pagar menos tributos? e Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?, que envolveram cerca de 5 mil participantes de norte a sul do País. Segundo a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti, os cursos abordam temas que têm relação direta com o desempenho das empresas. “Em apenas oito horas de curso os empresários recebem informações práticas, que podem ser aplicadas na empresa já no dia seguinte, e também percebem como sua mobilização é imprescindível para defender leis mais modernas e redução da burocracia”, afirma.

Além dos cursos, ao longo do Edital 2012-2013 foram promovidas 45 edições do “Dia do Empresário da Indústria”, a maior parte em municípios do interior do País. Esses eventos possibilitaram ao empresariado conhecer a atuação dos sindicatos e das Federações, assim como as soluções oferecidas pelo Serviço Social da Indústria (SESI), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Desenvolvimento dos sindicatos empresariais

Além de iniciativas para empresas, o Edital 2012-2013 do PDA teve foco no fortalecimento dos sindicatos da Indústria. A disseminação de boas práticas entre presidentes e dirigentes de sindicatos foi incentivada com a realização de 22 mesas-redondas sobre Como atrair e manter associados?. Ao todo, mais de 440  lideranças sindicais trocaram experiências e puderam identificar alternativas para implantar nas suas entidades. Para Djalma Barbosa, que está no primeiro mandato à frente do SINCRAMIRN-RN, a Mesa-redonda contribuiu para ampliar os horizontes de atuação do sindicato. “Ver que um sindicato conseguiu superar dificuldades e gerar resultados positivos para o seu setor sem dúvida é um incentivo para quem, como eu, assumiu esse desafio há pouco tempo”.

Para aprimorar a gestão das entidades, o Programa também apoiou a realização de 59 reuniões de planejamento estratégico dos sindicatos e a implantação do Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação (SIGA) com a realização de 22 oficinas de trabalho. Desenvolveu ainda um Sistema de Inteligência, já em uso pelas 27 federações, com indicadores sobre representação, regularidade, arrecadação e negociações coletivas.

Melhorar a comunicação dos sindicatos foi também uma prioridade do PDA. “Criamos um novo modelo de site, que pode ser implantado gratuitamente para todos os sindicatos da Indústria e ser adaptado por cada um de acordo suas necessidades”, diz Camilla Cavalcanti. O novo modelo de site permite a cada sindicato enviar quinzenalmente uma newsletter às empresas representadas. Além disso, o Edital PDA 20120-2013 também forneceu aos sindicatos um kit de comunicação - com folder, panfleto, cartão de visitas, entre outros itens – e realizou oficinas para orientar as entidades a usar ferramentas de comunicação digital, como redes sociais e email marketing.

Próximos passos

A partir de 2014, o Programa de Desenvolvimento Associativo contará com dois grandes projetos: o Associa Indústria, fruto de parceria com o Sebrae Nacional, e o Avança Sindicato. As federações estão formulando seus Planos de Trabalho e as atividades serão iniciadas em janeiro.

Relacionadas

Leia mais

PDA planeja ações para 2017
PDA realizou na Casa da Indústria o curso "Como Lidar com as NRs que Mais Impactam a Indústria?"
Media Training é tema do último PDA em Campina Grande

Comentários