Palestra orienta desenvolvimento de Inteligência Empresarial

Cerca de 200 pessoas se reuniram para aprender como desenvolver a inteligência empresarial e conhecer as estratégias que levaram a Cultura ao topo do seu setor no Brasil

O professor da USP, especialista em gestão de pessoas, Eugênio Mussak e o CEO da Livraria Cultura, Sérgio Herz foram os convidados da Federação para fechar o calendário de capacitações do projeto FIEPE Avança no ano. Cerca de 200 pessoas se reuniram, dia 04, no auditório da entidade, para aprender como desenvolver a inteligência empresarial e conhecer as estratégias que levaram a Cultura ao topo do seu setor no Brasil.

Mussak, criador do conceito de metacompetência, que transformou a gestão de Recursos Humanos no País, destacou a importância das empresas desenvolverem a inteligência de seus colaboradores para ganhar em competitividade. “Quanto mais inteligentes forem os colaboradores, mais inteligente a empresa será. E, diferente do que muita gente pensa, é possível desenvolver a inteligência pela educação e a leitura”, afirma.

O especialista dividiu o conceito de inteligência em níveis: percepção, compreensão, aprendizado e adaptação. O professor disse que as empresas devem articular essas etapas do desenvolvimento da inteligência de seus colaboradores com atitudes de comprometimento com as metas dos negócios. Mussak enfatizou ainda que o autoconhecimento das pessoas e organizações é o processo que está na base da construção de sucesso empresarial, pois permite antever problemas e buscar soluções.

Herz ratificou os ensinamentos de Mussak ressaltando que o sucesso de sua empresa está baseado na relação de transparência estabelecidos com os clientes e colaboradores. “Procuramos cumprir com os compromissos assumidos. Se não cumprirmos, os clientes não precisam pagar”, assevera.

O CEO da Livraria Cultura falou ainda que no seu mercado, onde os produtos são iguais, o preço é definido pelo fornecedor e dar desconto significa ter de mexer na margem de lucro, colaboradores comprometidos pode ser um grande diferencial. “Uma das nossas operações mais rentáveis é o site focado no universo Geek. Esse projeto nasceu e foi totalmente desenvolvido pelos nossos colaboradores”, revela.

Com a palestra, o FIEPE Avança atingiu a marca de 3,8 mil pessoas capacitadas em todo o Estado ao longo de 2013. “Ficamos muito gratificados com o resultado alcançado, especialmente, pela certeza de que as ações do projeto contribuíram diretamente para aumentar a competitividade da indústria pernambucana”, avalia o vice-presidente da entidade, Ricardo Essinger.

Relacionadas

Leia mais

Oficina sobre Sistema de Inteligência de Negócios da Indústria - BI Sindical será dia 8, na FIERN
Olimpíada de profissões aprimora conhecimentos técnicos e inteligência emocional
Inteligência comercial e promoção de negócios são foco de encontro da Rede CIN

Comentários