Lideranças gráficas participam de encontro no Rio

O objetivo do encontro foi fortalecer a gestão dos sindicatos e discutir as boas práticas de gestão das lideranças setoriais para negociação coletiva, defesa de interesses e prestação de serviços

Os presidentes dos três sindicatos da Indústria Gráfica do Rio Grande do Sul, presidente do Singrapel, Roberto Llanos de Avila, do Sindigraf, Angelo Garbaski e do Singraf, Luiz Carlos Moraes, participaram ontem, 3 de dezembro, do Intercâmbio de Lideranças Setoriais do Setor Gráfico, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O objetivo do encontro foi fortalecer a gestão dos sindicatos e o vínculo com o sistema indústria e gerar conhecimento e debate ao redor das boas práticas de gestão das lideranças setoriais nos campos de negociação coletiva, defesa de interesses e prestação de serviços.

Além disso, criar uma rede de contatos e relacionamento entre os líderes setoriais, disseminar as principais conclusões do encontro junto aos sindicatos participantes e às empresas representadas, discutir as boas práticas que possam ser implementadas pelos participantes em seus sindicatos e elaborar uma lista conjunta dos desafios prioritários do setor nos campos da defesa de interesses, negociação coletiva e prestação de serviços. E mais, uma lista conjunta de soluções para os desafios prioritários no campo de ação dos sindicatos e providenciar material com contatos e conclusões da reunião enviado aos sindicatos participantes para posterior disseminação.

Também foi um dos propósitos a troca de experiências participativa. A reunião deve fornecer um ambiente propício para o debate de ideias e a troca de experiências e boas práticas. Além disso, orientação para resultados: devendo gerar propostas concretas para a solução de desafios do setor no campo de ação dos sindicatos, motivando os participantes para a ação nos seus sindicatos.

“Os produtos da reunião devem ser criados coletivamente, com postura ativa dos participantes que contribuirão para gerar o resultado final”, diz o presdente do Singraf, Luiz Carlos Moraes.

Relacionadas

Leia mais

Sindgráfica/CE participa de intercâmbio setorial
FIRJAN e Sindicatos do RJ visitam o SENAI CETIQT

Comentários