Infraestrutura na América Latina é desafio para internacionalização das empresas

O Al-Invest é um projeto de cooperação econômica da Comissão Europeia na América Latina. O objetivo dessa fase era a internacionalização das pequenas e médias empresas e o intercâmbio de inovação

Representantes do Mercosul, Chile e Venezuela participaram nesta terça-feira (10) do segundo dia do encontro sobre o programa Al-Invest IV. O evento, realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília (DF), marcou o encerramento do projeto econômico assinado em 1995. Na época, a Venezuela não fazia parte do Mercosul. O Chile ainda é um Estado associado.

O Al-Invest é um projeto de cooperação econômica da Comissão Europeia na América Latina. O objetivo dessa fase era a internacionalização das pequenas e médias empresas e o intercâmbio de inovação. O evento colocou em debate a integração produtiva, os laços empresariais com a União Europeia e a inserção da América Latina na economia mundial.

Para o diretor do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes), José Tavares, a integração dos sistemas de comunicação e transporte é fundamental para os países latino-americanos. “Mesmo que os governos assinem acordos reduzindo tarifas e facilitando os acordos comerciais, se os exportadores e importadores não tiverem condições de transportar as mercadorias não vai adiantar nada. Precisamos de uma boa infraestrutura pra atender a demanda comercial”, afirmou.

O diretor executivo da Fundação Empresarial Eurochile, José Aravena, também apontou a falta de infraestrutura como uma situação grave. Em entrevista ao Portal da Indústria, Aravena ressaltou que esse problema resulta em perdas comerciais. Ouça clicando aqui.

NOVO ACORDO – O programa Al-Invest IV terminou, mas os países participantes querem manter a parceria. O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e representantes do Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela e Chile assinaram um acordo de cooperação entre as instituições. O objetivo é manter um diálogo permanente para o desenvolvimento empresarial e a integração regional.

Relacionadas

Leia mais

Concessões são decisivas para recuperação e modernização da infraestrutura, avalia CNI
Investimentos privados em infraestrutura
CNI apresenta caminhos e oportunidades para  a privatização da infraestrutura no Brasil

Comentários