Indústria discute desafios e oportunidades para Brasil ganhar espaço na economia global

Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento vai reunir mais de 1.500 líderes empresariais nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília

Os desafios que o Brasil precisa vencer para aumentar sua participação na economia global serão discutidos no 8º Encontro Nacional da Indústria (ENAI) . Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento vai reunir mais de 1.500 líderes empresariais nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, abrirá o evento às 9h30. Os painéis temáticos terão a participação dos ministros Aloizio Mercadante, da Educação; Manoel Dias, do Trabalho; e César Borges, dos Transportes. O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho; e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia; também estarão no evento.

PROGRAMAÇÃO - Nas três sessões temáticas do primeiro dia serão discutidos os seguintes temas: desafios da competitividade brasileira no mercado global, inserção da indústria brasileira nas cadeias globais de valor e os acordos comerciais como chaves para a conquista de mercados. As quatro sessões temáticas do segundo dia do evento terão como temas o custo das deficiências na infraestrutura, a tributação e o financiamento, os desafios nas áreas de educação e inovação e o impacto das relações do trabalho na competitividade.

Entre os empresários que participarão dos debates temáticos estão Jorge Gerdau Johannpeter, do Grupo Gerdau; Luiz Fernando Furlan, da Sadia; Astor Schmitt, do Grupo Randon; José Varela, da 3M do Brasil; Reginaldo Acuri, do Grupo Farma do Brasil; e Rogelio Goldfarb, da Ford da América do Sul.

O ENAI, que a CNI realiza anualmente desde 2006, reúne presidentes de sindicatos industriais, de federações  de indústrias e de associações nacionais setoriais de todo o país, acadêmicos e representantes do governo. Ao longo de dois dias, eles discutem as questões que têm impacto sobre o crescimento da indústria e do país. Ao final do encontro, apresentam a Carta da Indústria, documento que sintetiza os debates e apresenta propostas para o Brasil superar os obstáculos ao crescimento sustentado. Por isso, consagrou-se como o mais representativo evento empresarial da indústria brasileira.

Acesse o site do ENAI 2013 e saiba tudo sobre o encontro!

Relacionadas

Leia mais

Encontro Nacional da Indústria 2014
ENAI 2014: Estande do PDA é destaque no Encontro Nacional da Indústria
FIEPE representa Pernambuco no Encontro Nacional da Indústria

Comentários