Fiep forma turma de capacitação em negociações coletivas

O curso foi realizado de 5 de abril a 30 de setembro e foi desenhado por professores da área de Direito das Faculdades da Indústria, em parceria com a CNI

Vinte gestores de sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) receberam o certificado de conclusão do primeiro Programa de Extensão em Capacitação em Negociações Coletivas Sindicais, oferecido pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) – uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Fiep – com o apoio das Faculdades da Indústria. A proposta do curso é melhorar o desempenho de negociadores em mediações e acordos coletivos.

O curso foi realizado de 5 de abril a 30 de setembro e foi desenhado por professores da área de Direito das Faculdades da Indústria, em parceria com a CNI. Segundo Eduardo Vaz, o curso foi ofertado a partir da demanda de sindicatos e gestores de RH da indústria, com disciplinas nas áreas de Economia, Administração, Comunicação e Direito. “Fomos pesquisar quais eram as principais dificuldades e que tipo de informação estes profissionais precisavam. Com este mapeamento, montamos o curso, incluindo práticas simuladas de negociação”, explicou.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, participou da cerimônia de entrega dos certificados e destacou o diferencial dos participantes. “Durante estes 6 meses, vocês repensaram seu jeito de tratar as negociações, de argumentar e de encaminhar as conciliações. Mas nada melhor que a vivência. Aqui, oferecemos informações de qualidade para que vocês, com sua experiência, construam o melhor caminho para uma negociação bem sucedida”, disse. “Parabéns a todos, pela iniciativa de aperfeiçoamento!”

O presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (Sigep), Abilio de Oliveira Santana, participou do programa para se atualizar. “Durante o curso, encontrei não só informações específicas sobre negociações mas também sobre direito do trabalho e sobre outros temas empresariais, o que mudou minha percepção do negócio”, contou.

Segundo a responsável pelo PDA no Paraná, Kelly Silveira, o curso atendeu às expectativas e deverá ser ofertado novamente em 2014, mas não pelo PDA. “Ficamos bastante satisfeitos com o resultado e acreditamos que o curso poderá criar um novo cenário de negociações, com gestores mais preparados e prontos para possíveis dificuldades”, avaliou a gestora. “Como o curso foi ofertado como um projeto inovador do PDA, em 2014 não poderemos inclui-lo em nossa programação novamente. A oferta deste curso passará a ser de responsabilidade da Escola de Gestão”, explicou Kelly.

Relacionadas

Leia mais

CNI lança manual com melhores práticas em negociações  coletivas para empresas e sindicatos
Nova lei trabalhista fortalece importância dos sindicatos
Proposta de modernização das leis do trabalho valoriza o papel dos sindicatos e fortalece diálogo

Comentários