Delegação empresarial da Fiems embarca para Brasília para participar do 8º ENAI

Nos dois dias do encontro, empresários, acadêmicos e representantes do governo discutirão os desafios que o Brasil precisa vencer para aumentar sua participação na economia global

Diretores do Sistema Fiems embarcaram, na madrugada desta quarta-feira (11/12), no Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS), com destino a Brasília (DF) para a abertura oficial do 8º ENAI (Encontro Nacional da Indústria), que é promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e reunirá até amanhã (12/12) mais de 1.500 líderes empresariais brasileiros no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A delegação sul-mato-grossense conta ainda com as participações dos presidentes dos sindicatos industriais Edis Gomes da Silva (Siaco), Edemir Chaim Asseff (Sindiecol), Marismar Soares Santana (Siaco), Lourival Vieira Costa (Simec), Cláudio George Mendonça (Siams), Alfredo Fernandes (Sindicon), Marcelo de Carli Ferreira (Simec), Luiz Osvaldo Fleitas Centurion (Simmme), Irineu Milanesi (Simemae), Antônio Carlos Nabuco Caldas (Sindmad), além da assessora sindical Camila Alves.

Antes do embarque em Campo Grande, o presidente do Simec (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Corumbá), Lourival Vieira Costa, destacou que a iniciativa permite que representantes da classe consigam buscar novas perspectivas. "Durante o encontro, conseguimos discutir os gargalos e atual situação econômica, trocando informações e experiências com outras federações", disse.

Já o diretor do Sindicer/MS (Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Mato Grosso do Sul), Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, ressaltou que o encontro mostra a força e a união do setor industrial. "Entendo que essa situação econômica globalizada tem que se acompanhada de perto, então esse encontro permite nivelar o conhecimento em termos gerais, discutir as pendências, examinar as implicações, a atuação do governo e, ao mesmo tempo, levar essa situação para os governantes", pontuou.

Para o presidente do Simemae/MS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Mato Grosso do Sul), Irineu Milanesi, reunir empresários e líderes de representação da indústria representa a vontade do setor industrial tem de crescer e se desenvolver com a troca de ideias, experiências e informações para alavancar a indústria brasileira. "O Enai sempre nos acrescenta novas informações a cada ano, além de discutir temas relevantes como custos, mão de obra, qualificação, exportação e importação", afirmou.

Além desses integrantes, a Fiems também será representada pelo presidente Sérgio Longen e pelo diretor-corporativo Jaime Verruck, que já embarcaram ontem (10/12), e pelos presidentes dos sindicatos industriais Natel Henrique Farias de Moraes (Sindicer) e Luiz Cláudio Sabedotti Fornari (Sindicer), além dos presidentes dos conselhos temáticos permanentes José Francisco Veloso Ribeiro (Compem), Altair da Graça Cruz (CRT), Isaias Bernardini (Coema) e Julião Flaves Gaúna (Cores).

Presidente Dilma

A presidente Dilma Rousseff participará nesta quarta-feira da abertura oficial do 8º ENAI que será feita pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. Nos dois dias do encontro, empresários, acadêmicos e representantes do governo discutirão os desafios que o Brasil precisa vencer para aumentar sua participação na economia global.

Os painéis temáticos terão a participação dos ministros Aloizio Mercadante, da Educação; Manoel Dias, do Trabalho; e Cesar Borges, dos Transportes. O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, também estarão no evento.

Nas três sessões temáticas do primeiro dia, serão discutidos os seguintes temas: desafios da competitividade brasileira no mercado global, inserção da indústria brasileira nas cadeias globais de valor e os acordos comerciais como chaves para a conquista de mercados. As quatro sessões temáticas do segundo dia do evento terão como temas o custo das deficiências na infraestrutura, a tributação e o financiamento, os desafios nas áreas de educação e inovação, e o impacto das relações do trabalho na competitividade.

Entre os empresários que participarão dos debates temáticos estão Jorge Gerdau Johannpeter, do Grupo Gerdau; Luiz Fernando Furlan, da BR Foods; Astor Schmitt, do Grupo Randon; José Varela, da 3M do Brasil; Reginaldo Acuri, do Grupo Farma do Brasil; e Rogelio Goldfarb, da Ford da América do Sul.

Confira a programação:

Quarta-feira (11/12)
8h - 9h30: Credenciamento e welcome coffee

9h30 - 11h: Cerimônia de abertura - Robson Braga de Andrade, Presidente da CNI, com a presença da Presidente da República Dilma Rousseff

11h - 12h30: Sessão 1 | Temática - Desafios da competitividade brasileira no mercado mundial

12h30 - 14h30: Almoço

14h30 - 16h: Sessão 2 | Temática - Inserção da indústria brasileira nas cadeias globais de valor

16h00 - 16h30: Coffee break

16h30 - 18h00: Sessão 3 | Temática - Acordos comerciais: abrir mercados para crescer

Quinta-feira (12/12)
8h30 - 9h30: Welcome coffee

9h30 - 10h45: Sessão 4 | Temática - Competitividade: desafios para as áreas de educação e inovação

10h45 - 12h: Sessão 5 |Temática - O impacto das relações do trabalho na competitividade

12h - 13h: Almoço

13h - 14h15: Sessão 6 | Temática - Infraestrutura e logística: o custo do atraso

14h15 - 15h30: Sessão 7 | Temática - Tributação e financiamento para a competitividade

 15h30 - 16h: Encerramento | Robson Braga de Andrade, Presidente da CNI

Relacionadas

Leia mais

Fiems promove bate-papo sindical entre empresários de Corumbá
Fiems promove em Três Lagoas curso sobre como prevenir problemas ambientais

Comentários