Presidente do Sindpan/Ce participa de mesa-redonda na Paraíba

Evento sobre como atrair e manter associados contou também com a participação de dirigentes da FIEPE e do Sindpan de Campina Grande

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), através do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), promoveu no dia 13 de novembro mesa-redonda com dirigentes sindicais em torno do tema "Como atrair e manter associados". O encontro, que teve como mediador o presidente do Sindicato de Fiação e Tecelagem da FIEPE, Oscar Rache, contou como debatedores com o presidente do Sindpan/Ce, Lauro Martins, e José Edivaldo Souza, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação (Sindpan) de Campina Grande.

Na ocasião, Lauro relatou o inicio da sua trajetória no setor de panificador, que foi como fornecedor. Na era Collor,  com a abertura de mercado, houve o favorecimento do surgimento de padarias, em virtude da da compra de farinha de trigo, sem a quantidade de cotas estabelecidas anteriormente. A partir de 91, explica, foi convidado para trabalhar em uma padaria em sociedade. Depois dos resultados ositivos resolver adquirir sua própria padaria. Já com relação a sua participação sindical, diz que quando começou a participar constituiu um grupo informal, com 17 panificadores, para compra em conjunto.

Em 1998 esse grupo propôs uma nova diretoria para o sindicato com o propósito de revitalizar o setor da panificação. A intenção era que o empresário adotasse um novo modelo de gestão de negocio, sem empirismo. A nova diretoria, conta Lauro, passou a realizar reuniões nos bairros. Em seguida, em reuniões da ABIP, iniciaram a gestação do programa de gestão tanto para o empresário como para o funcionário  – Propan, com intuito de transformar a padaria em um negócio.

Ao assumir a presidência do Sindpan, Lauro ressaltou que adotou um modelo de gestão em que as decisões passaram a ser compartilhadas entre os diretores. Hoje, disse ele, há quatro delegacias no interior: Cariri, Baixo Jaguaribe, Sobral e Iguatu.

Atualmente, o setor de panificação está representado por 2.500 estabelecimentos, dos quais 320 são associados, estando presente em 184 municípios, gerando 36 mil empregos, sendo que 96% são
microempreendedores.

Lauro destacou ainda as ações realizadas pelo Sindpan, como O Instituto Pão, Educação e Arte -  nutrindo com arte – que realiza ações na comunidade; a Central de Negócios, com campanhas promocionais, compras de insumos, e implementação de negócios; a revista Padaria em Foco; entre outras. Ao encerrar o evento, Lauro destacou também a importância do sindicato na implementação de erviços e benefícios que motivem a atração de associados. "É preciso sempre ter alguma coisa que atraia o associado".

Relacionadas

Leia mais

SINDPAN Ceará apresenta mais de 30 boas práticas de gestão durante encontro do PDA com lideranças
FIEC e Sinditêxtil realizam oficina de negociação coletiva
FIEC apresenta novo Siga aos representantes dos sindicatos

Comentários