Indústria química debate soluções sustentáveis para mudanças climáticas

Seminário promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) em São Paulo debaterá oportunidades e soluções que ajudem a reduzir os impactos dos Gases de Efeito Estufa (GEE)

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) promove, na próxima segunda-feira (4), o seminário Mudanças Climáticas: Em busca de soluções sustentáveis. O evento será no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. Representantes da indústria química brasileira e internacional, do governo e de órgãos ligados à área de meio ambiente e sustentabilidade debaterão oportunidades e soluções que ajudem a reduzir os impactos dos Gases de Efeito Estufa (GEE) no Brasil e no mundo.

O seminário é voltado para diretores, gerentes e especialistas na área de gestão de gases efeito estufa e mudanças climáticas, responsáveis por inventários de emissões e projetos de mitigação de gases efeito estufa, além de profissionais da academia e centros de pesquisa em mudanças climáticas, bem como representantes de associações setoriais de indústria, governo e organizações não governamentais. As inscrições devem ser feitas no site da Abiquim.

Entre os convidados para os debates estão Michelle Orfei, diretora de Relações Internacionais do Conselho Americano de Química, Suzana Kahn, presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), Shigenori Otsuka, coordenador do Grupo de Liderança do ICCA Energy & Climate Changes e consultor-executivo da Mitsubishi Chemicals, Carlos Augusto Klink, secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Aloisio Lopes Pereira de Melo, coordenador geral Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ministério da Fazenda.

INVENTÁRIOS CORPORATIVOS – A CNI defende que as empresas dominem as metodologias disponíveis para medir o uso de recursos naturais e a eficiência dos processos industriais. Por isso, desde o ano passado, coordena o Programa de Inventários Corporativos de Gases de Efeito Estufa destinado a vários setores, inclusive o químico. O objetivo é orientar empresários a como investir em procedimentos para conhecer, entender e mensurar emissões de gases. Além disso, o preenchimento de inventários ajuda a identificar oportunidades de redução eficiente de emissões além de cumprimento de legislações futuras.

De setembro de 2012 a outubro deste ano, foram realizados 16 cursos em todo o país. Até dezembro, estão marcados outros três cursos: 13 e 14 de novembro em Belém, na Federação das Indústrias do Estado do Pará; 5 e 6 de dezembro em Goiânia, na Federação das Indústrias do Estado de Goiás e em 12 e 13 do mesmo mês, em São Paulo, na Associação Brasileira de Celulose e Papel.

Relacionadas

Leia mais

CNI começa a construir proposta para conferência de mudanças climáticas
Ministra defende melhoria na governança da agenda de mudanças climáticas
Conselho de Meio Ambiente da CNI discute mudanças climáticas durante reunião, em Rio Branco

Comentários