GP SENAI: Catalisador transforma combustível em gel para evitar explosões

Sensor que pode ser instalado no tanque do caminhão é ativado automaticamente em caso de acidente ou acionado durante assalto

Uma invenção que surgiu durante o Grand Prix SENAI de Inovação está dando o que falar. Um sensor, que pode ser instalado no tanque do caminhão, é ativado automaticamente em caso de acidente ou, ainda, pode ser acionado durante um assalto. A ativação inicia uma reação química que transforma o combustível em gel não inflamável. Isso descarta o risco de incêndio. A coordenadora de projetos do SENAI de Goiás Karoline Siqueira, integrante da equipe que desenvolveu a ideia, fala do sistema catalisador para vazamento de combustíveis. Ouça clicando aqui.

SAIBA MAIS - O Grand Prix SENAI de Inovação é inspirado em um modelo sueco e reúne seis equipes com sete integrantes cada. Elas têm 72 horas consecutivas para buscar soluções para questões relacionadas a três grandes desafios do mundo moderno: Envelhecimento da População, Desastres Ambientais e Mega Eventos. As tarefas envolvem as áreas de saúde humana, mobilidade urbana, segurança e meio ambiente.

Quem não pode visitar o Grand Prix, que acontece no WTC, em São Paulo, durante a Open Innovation Week, consegue acompanhar a produção de todas as ideias, votar nas preferidas e dar sugestões para incrementá-las. Tudo isso é feito no site do Grand Prix SENAI de Inovação. Basta criar uma senha de acesso.

Relacionadas

Leia mais

Qualificação e inovação para a competitividade
Inovação é a chave para indústria automobilística avançar na agenda de sustentabilidade

Comentários