FIEAC realiza segunda mesa redonda junto aos sindicatos

Com o tema Como Atrair e Manter Associados, evento é parte do Programa de Gestão Sindical Eficiente, que busca dar suporte ao empresário, fortalecendo a base sindical das indústrias

Uma parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), possibilitou à Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) realizar a segunda mesa redonda para sindicatos com o tema Como Atrair e Manter Associados. O evento, realizado na noite da última quinta-feira, 31 de outubro, é mais uma ação que faz parte do Programa de Gestão Sindical Eficiente - que busca dar suporte ao empresário, fortalecendo a base sindical das indústrias.

O presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica para a Construção no Estado de Pernambuco (SINDICER), Otiniel Gerôncio Barbosa, foi o convidado desta vez e falou sobre sua gestão à frente do sindicato e as ações de sucesso que fazem do SINDICER, hoje, um dos mais respeitados do país.

“É muito recompensador participar de um evento como este que trata da gestão sindical eficiente, prova que o nosso trabalho junto ao sindicato está dando certo e serve de exemplo para o desenvolvimento sindical em outros Estados. Acredito que a troca de experiência é sim uma forma de evoluir”, afirmou Otiniel.

O presidente anfitrião Aristides Formighieri Júnior - do Sindicato da Indústria de Olaria do Estado do Acre, falou das dificuldades enfrentadas, não só pelo Sindoac, mas pelos sindicatos acreanos como um todo, porém não deixou de destacar o desenvolvimento do setor nos últimos anos e da importância sindical para o progresso industrial do Estado. “Só teremos indústrias fortes por meio de sindicatos fortes, bem estabelecidos para que seja trabalhada a defesa de interesse das atividades realizadas”, declarou.

De acordo com Otiniel, o segredo do sucesso sindical está em se fazer notado, é ser visto, abraçando as causas sindicais indiferentemente de serem grandes ou pequenas, mostrando que é possível ser concorrentes sem ser inimigo. “O sindicato se torna respeitado a partir do momento que ele não enxerga diferença entre as pequenas ou as grandes indústrias e, principalmente, quando ele mostra que há lugar para todos e que o sindicato está ali para a defesa de interesse comum”, concluiu.

Avaliação do evento – Participaram do evento os presidentes dos sindicatos das Indústrias Madeireiras (Sindusmad); Gráficas (Sindgraf); Extração mineral (Sindmineral); Panificação e Confeitaria (Sindpan); Móveis (Sindmóveis) e Alimentação (Sinpal), onde falaram sobre seus desafios, metas e tiveram a oportunidade de trocar experiências e discutir possíveis ações com o presidente do SINDICER -conceituado por sua trajetória de sucesso junto às indústrias cerâmicas de Pernambuco.

“Agradeço aqui a presença do presidente da SINDICER Otiniel Gerôncio Barbosa e reforço a importância deste debate onde foram trocadas experiências de sucessos e de não sucessos também, mas que nos ajudam a encontrar um rumo a seguir com mais esperança e certeza de uma amanhã sempre melhor”, encerrou o presidente da FIEAC, Carlos Sasai.

Relacionadas

Leia mais

Fortalecimento Sindical será discutido durante mesa redonda na FIEAC
Sistema FIEAC - Principais Realizações 2013
FIEAC encerra ciclo de capacitações do PDA para sindicatos

Comentários