Confiança do empresário aumenta em novembro, informa CNI

Alta foi de 0,7 ponto em relação ao mês anterior, chegando a 54,5 pontos, mas ainda permanece em patamar inferior ao mesmo período do ano passado

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cresceu  0,7 ponto em novembro frente a outubro e atingiu 54,5 pontos. Mesmo assim, a confiança está 3,9 ponto abaixo da registrada em novembro do ano passado, informa a pesquisa divulgada nesta terça-feira (19), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores variam de zero a cem. Acima de 50 indicam empresários confiantes.

De acordo com o levantamento, feito entre 1º e 13 de novembro com 2.689 empresas em todo o país, a confiança melhorou em todos os portes de empresas e nos três segmentos da indústria. Na indústria extrativa, o ICEI aumentou 2,4 pontos em relação a outubro. Na construção, a alta foi de 1,3 ponto. Na indústria de transformação, o índice subiu 0,5 ponto e alcançou 53,4 pontos. "A confiança da indústria de transformação continua sendo a mais baixa entre os três segmentos", constata a CNI.

Segundo a pesquisa, os empresários estão menos pessimistas em relação às condições atuais da economia brasileira e da empresa. O indicador que mede a percepção dos empresários sobre as condições atuais aumentou 1,7 ponto em novembro na comparação com outubro. "O indicador que mede as expectativas para os próximos seis meses ficou perto da estabilidade, com variação de 0,2 ponto", informa o levantamento. O economista da CNI Marcelo de Ávila explica quais são os efeitos do aumento da confiança do empresário para a economia brasileira.  Ouça o que ele diz clicando aqui.

Relacionadas

Leia mais

Confiança do empresário segue em alta em março
CNI divulga nesta semana o Índice de Confiança do Empresário Industrial e a Sondagem Industrial
Confiança do empresário permanece alta e é a segunda maior desde abril de 2011, mostra pesquisa da CNI

Comentários