Presença forte no Alto Acre

Evento recebeu palestra “Liderança e gestão de pessoas: como fazer a diferença?” para estimular o associativismo, a união de empresários e mostrar a importância da FIEAC e sindicatos para defesa de interesses industriais

Durante sua fala, o presidente da FIEAC ressaltou que com esta iniciativa, a FIEAC pretende, também, estimular a filiação de novas empresas aos sindicatos. “Acreditamos que sindicatos representativos geram um círculo virtuoso: com seu apoio, novos serviços chegam às indústrias; as empresas se associam para ter acesso a estes serviços, a indústria associada percebe o papel do sindicato e participa de forma a aumentar sua representatividade. Fechando o ciclo, os sindicatos obtêm maior legitimidade e volume de serviços para suas bases”. 

Com base nisso, o evento contou com a palestra “Liderança e gestão de pessoas: como fazer a diferença?”, marcando o início das comemorações alusivas ao Dia do Empresário da Indústria Acreana e aos 25 anos da instituição, a fim de fortalecer o processo de interiorização de suas ações. A ideia é estimular o associativismo, promover a integração dos empresários, e, especialmente, apresentar aos empresários o papel dos sindicatos e da Federação das Indústrias do Estado do Acre como instituições de representação e defesa de interesses e da indústria. 

Parceria: o caminho para o crescimento 
Com base nos resultados de pesquisa realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi, que identificou quais as principais necessidades das indústrias e seus trabalhadores da região do Alto Acre, a diretoria da FIEAC traçou estratégias para atender esta demanda. 

“Nossa equipe se reunião com o prefeito de Brasileia que – prontamente – colocou seu staff à disposição para realizarmos este Projeto. Assim, conseguiremos ampliar a oferta de serviços de educação e qualificação profissional, capacitação empresarial, apoio à inovação e saúde e segurança do trabalhador, realizados pelo SESI, SENAI e IEL”, explicou Sasai, relembrando que um dos critérios da escolha de Brasileia foi o fato de mais de 90% da cidade ter sido destruída pelas enchentes de 2011 e que esta ação ajudará a aumentar a auto-estima da população. 

Dia do Empresário da Indústria do Acre 
Com o tema "Liderança e Gestão de Pessoas: Como fazer a diferença?", o consultor da CNI, Marcelo Lomelino, abordou o conceito de relações trabalhistas, as implicações de uma boa ou má gestão e o papel estratégico que a liderança pode assumir nesta relação ao adotar um processo contínuo de contratação e recontratação das expectativas. "Os ganhos de uma efetiva gestão de pessoas são representativos no atingimento de metas e na criação de uma cultura que privilegie as pessoas, garantindo a rentabilidade e perenidade da organização. O papel do líder é crucial nesta empreitada", garantiu. 

Marcelo Lomelino acrescenta que com as sucessivas reorganizações produzidas nas estruturas das empresas, os líderes passaram a acumular múltiplas responsabilidades, mas, na verdade, sua principal função é gerir pessoas. "Escolher o caminho para a gestão de pessoas requer pensar nos valores, pensar não só no negócio como também nas pessoas, além de ter um equilíbrio entre gestão e liderança, buscando o engajamento por um objetivo comum", ponderou. 

Opiniões 
“A população de Brasileia jamais esquecerá esse momento. Além de capacitação e qualificação, o Sistema FIEAC está trazendo dignidade para o nosso município” (Everaldo da Silva – prefeito de Brasileia) 

“Esta é uma iniciativa arrojada, por isso parabenizo o presidente da FIEAC em ousar e fazer a diferença. Ações como essa demonstram os esforços de melhorar a competitividade da indústria local, além disso, vocês estão levando conhecimento para as pessoas que não têm o privilégio de frequentar as unidades fixas” (Anacleto Grosbelli – superintendente da CAIXA) 

“Brasileia está em festa, pois vocês estão dando oportunidade de vida. Muitos jovens, agora, poderão escolher por um futuro melhor. Eu me orgulho de ter feito um curso do SENAI e muitos deles também vão se orgulhar” (Diana Pimentel – Promotora de Justiça)

Relacionadas

Leia mais

Federação das Indústrias do Acre mobiliza instituições e empresários no apoio às vítimas da enchente
SENAI do Acre lança Banco de Talentos para a indústria
Sistema FIEAC - Principais Realizações 2013

Comentários