O poder do jovem é o tema do seminário nacional do Projeto ViraVida

Será uma representação cheia de arte, música e criatividade, inspirada no conceito de metamorfose

O Estádio Nacional de Brasília será palco da abertura na quinta-feira (31), da 4ª edição do seminário nacional do programa ViraVida, que neste ano terá como tema “Poder Jovem – Inovar e Transformar”. Na solenidade, cerca de 500 jovens do ViraVida participarão de um mosaico humano. Será uma representação cheia de arte, música e criatividade, inspirada no conceito de metamorfose. Também será entregue o Selo Social ViraVida às empresas que se destacaram com ações de apoio ao programa e à causa contra a violência sexual infantojuvenil. 

Promovido pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), o seminário será realizado até o dia 02 de novembro. O evento contará com a participação de técnicos do projeto e representantes do Sistema S, governos, entidades públicas, privadas e da Rede de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A expectativa é que o encontro reúna mais de 800 pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde a programação terá continuidade logo após a cerimônia de abertura. 

O objetivo é fortalecer a troca de experiências, proporcionar debates, estimular a autonomia, a cidadania e a inclusão social dos alunos do ViraVida – considerando que eles são peças fundamentais na mobilização por políticas públicas que assegurem direitos plenos à população jovem. O seminário pretende, ainda, estimular a criatividade, a inovação e a empregabilidade dos participantes do projeto. Confira a programação completa do seminário.

TEORIA E PRÁTICA - No dia 30 de outubro, cerca de 50 jovens do projeto conhecerão, de perto, novas profissões: eles participarão de oficinas de redes sociais, fotografia, texto jornalístico e cerimonial. Depois, os estudantes aplicarão todo o conhecimento adquirido, fazendo a cobertura jornalística e ajudando nas atividades de cerimonial durante o seminário nacional. 

O objetivo é dar aos alunos a chance de mergulhar no evento, vivenciar carreiras para as quais eles já apresentam potencial e, ainda, incentivá-los a serem mobilizadores sociais. No dia anterior às oficinas, os jovens conhecerão as instalações para Rede Globo Brasília e do grupo de comunicação Diários dos Associados. A ideia é mostrar um pouco da rotina dos veículos de comunicação. 

VIRAVIDA - Criado em 2008 pelo Conselho Nacional do SESI, o projeto atende jovens com idade entre 16 e 21 anos, com histórico de violência sexual. Durante um ano, o ViraVida prepara os beneficiados para o mercado de trabalho, oferecendo cursos técnicos profissionalizantes e educação básica, além de atendimento psicossocial, médico e odontológico. Atualmente, o programa está presente em 20 estados brasileiros, e já atendeu quase 4 mil jovens. 

Relacionadas

Leia mais

Como o SESI promove melhorias para a saúde, segurança na indústria e qualidade de vida para o trabalhador?
Melhorar a qualidade de vida é importante para a competitividade do país, diz Robson Braga de Andrade
Ação Global 2015 contribui com a promoção da qualidade de vida

Comentários