Empresários conhecem concorrentes para ampliar competitividade no exterior

Missão empresarial para Feira Anuga, na cidade de Colônia na Alemanha, apresenta tendências e inovações com participação de expositores e visitantes de diferentes países

A fabricante de arroz Pirahy Alimentos quer expandir a gama de países para a qual exporta. Desde que passou a visar o mercado internacional, há seis anos, a empresa gaúcha logra consideráveis conquistas: seu arroz  é consumido, atualmente, nos Estados Unidos, Espanha, Curaçao e Peru. “As exportações vêm crescendo e ganhando maior representatividade. O nosso desafio é colocar o produto tal qual ele é vendido no Brasil, com pequenas alterações na embalagem”, conta o diretor comercial da empresa, Chesman Carvalho, que conversou com o Portal da Indústria, por telefone, da Alemanha. 

Ele participa, nesta semana, no país, da Missão Empresarial Prospectiva à Feira Anuga 2013, na cidade de Colônia. Conhecida como uma das maiores do setor de alimentos e bebidas do mundo, é na feira que Carvalho pretende estreitar relações com futuros clientes. Ouça o que ele disse à reportagem do Portal aqui.

A missão empresarial é promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), com apoio da Apex Brasil, do Sebrae/RS e do SENAI-RS. Uma comitiva formada por 80 brasileiros, representantes de 33 empresas, de sete estados, além de 10 instituições, embarcou na última quinta-feira (3) para a Alemanha. 

A feira apresenta tendências e inovações ao reunir expositores e visitantes de diferentes países. Lá, os empresários que compõem a missão percorrem os pavilhões com guias, têm encontros de negócios e visitam indústrias alemãs. 

OPORTUNIDADE - A gerente de inteligência de mercado e inovação da Santa Helena indústria de alimentos, Valéria Faveretto, faz parte da comitiva. Para ela, a participação na feira representa uma oportunidade para conhecer melhor o mercado em que deseja se inserir. “A participação abre muitas portas. Saber quem são os competidores que estarão ali nas prateleiras dos supermercados ao lado dos nossos produto, quando partirmos para as investidas mais fortes e internacionalização, é fundamental para aumentar nossa competitividade”, relata. 

De Ribeirão Preto (SP), a Santa Helena trabalha com produtos derivados do amendoim. “Temos 1200 funcionários. Já estamos em países da América Latina e Japão.  Agora queremos chegar a todos os continentes, em pelo menos um país de cada um”, diz Valéria Favaretto. 

REDE CIN - A missão para Alemanha é organizada por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN). Coordenada nacionalmente pela CNI, trabalha, desde 1998, pela internacionalização de empresas brasileiras por meio de serviços voltados para o aumento da sua competitividade. A rede CIN agrega conhecimentos e competências acumulados por 27 Centros Internacionais de Negócios, sediados nas federações estaduais de indústria e do Distrito Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS: 
04.10.2013 - 
Comitiva de empresários vai à Alemanha conhecer tendências de consumo
02.10.2013 - Missão à Bolívia organizada pela Rede CIN facilita conquista de mercados
16.09.2013 - Empresários brasileiros participam de missão de moda na Europa

Relacionadas

Leia mais

ApexBrasil renova convênio com Rede CIN para atuar com foco no mercado externo
Convênio entre CNI e Apex-Brasil prevê mais de R$ 10 milhões na promoção de empresas brasileiras no exterior
Rede CIN e Apex promovem cursos de exportação para empresários

Comentários