Senai inicia curso gratuito de pintor para moradores de Porto Murtinho

Serão formadas duas turmas com vinte alunos cada, para períodos vespertino e noturno; oportunidades para encanador e instalador predial também estão previstas

No âmbito do Senai Educa, maior programa de formação profissional de Mato Grosso do Sul, o Sistema Fiems iniciou, na cidade de Porto Murtinho, o curso gratuito de pintor de obras, com duas turmas de 20 alunos cada, nos períodos vespertino e noturno, totalizando 40 vagas. A qualificação é uma oportunidade para os moradores da cidade, localizada a sudoeste de Mato Grosso do Sul, terem uma profissão e, assim, ingressar no mercado de trabalho.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, até o fim deste ano, o Senai vai disponibilizar para os moradores de Porto Murtinho mais 40 vagas nos cursos gratuitos de encanador e instalador predial. "Pretendemos realizar os próximos cursos já no espaço que temos na Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi inaugurada na segunda-feira passada (09/09) na cidade. Essa unidade também oferecerá todas as condições para que as pessoas possam fazer os cursos de EaD (Educação a Distância) disponibilizados pelo Senai e os cursos de Educação Continuada do Sesi", disse.

Para o prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda dos Santos, as ações desenvolvidas pelo Sistema Indústria nos municípios de toda região têm contribuído significativamente com o trabalho das prefeituras no sentido de desenvolver e melhorar a vida das pessoas. "Só existe progresso com a qualificação profissional, que contribui para elevar a autoestima da população", destacou, lembrando que a Prefeitura Municipal é parceira do Senai no oferecimento do curso.

O curso

De acordo com a supervisora pedagógica do Senai, Adriana Marqueti, o curso iniciado nesta semana encerra-se no dia 9 de outubro, tendo carga horária de 162 horas-aulas. "A previsão é oferecer, no âmbito do Senai Educa, mais cursos na área da construção civil, como encanador e instalador predial", destacou.

Para o aluno Emerson Flores, 38 anos, a oportunidade de qualificação representa mudança de vida, pois atualmente ele está desempregado. "Já trabalhei como servente e acredito que o curso de pintor irá somar conhecimento. Parado eu não vou ficar, pois nessa área sempre tem serviço", disse.

Já a aluna Miriam Vila Rojas, 34 anos, visualizou no curso a chance de deixar os afazeres de casa para ajudar na renda da família. "Apenas o meu marido trabalha e como cuido apenas das crianças, quero trabalhar fora e melhorar nossa qualidade de vida", falou. O artesão Ronei Antônio de Oliveira, 41 anos, acredita que o curso no Senai vai melhorar o seu currículo e ser uma porta de oportunidades. "O certificado é bom para comprovar que estamos aptos e podemos atuar em qualquer local", afirmou.

Relacionadas

Leia mais

Longen recebe doação de área para construção de biblioteca do Sesi em Porto Murtinho
Agentes do Senai Educa iniciam captação de alunos nos bairros da Capital
Longen lança Senai Educa com 60 mil vagas gratuitas em 269 cursos para 45 cidades

Comentários