Planejamento de projetos e meio ambiente encerram 4º módulo do PQF do IEL

Programa visa atender necessidades das empresas-âncoras Eldorado, Fibria e Sitrel, com o desenvolvimento, qualificação e capacitação das empresas-fornecedoras

A gestão de toda a cadeia de valor para a elaboração de um novo produto, serviço ou reformulação de um existente e os requisitos de meio ambiente dentro da norma SGQF:2008 (Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento) foram os temas abordados pelo consultor Franklin Moura durante o 4º módulo do PQF (Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores) Avançado, desenvolvido pelo IEL em parceria com o Sebrae Nacional, na noite de ontem (12/09), no auditório do Sebrae local, para as empresas de Três Lagoas participantes do Programa.

O PQF Avançado busca atender as necessidades das empresas-âncoras Eldorado, Fibria e Sitrel, com o desenvolvimento, qualificação e capacitação das empresas-fornecedoras. Franklin Moura ressaltou que para aos requisitos de projeto e desenvolvimento é necessário que a empresa faça o planejamento e desenvolvimento do projeto assegurando a determinação dos artefatos a serem entregues como resultado do projeto.  "Além disso, também devem ser determinados critérios com o propósito de confirmar a capacidade de atendimento aos requisitos de entrada", destacou.

Em relação ao meio ambiente, Franklin Moura considera que para atender este requisito devem-se identificar todas as fontes de poluição advindas de seus processos e implantar medidas de controle que busquem prevenir e minimizar estes impactos. "Os resíduos gerados devem ser identificados, controlados e ter o armazenamento e destinação temporária a final controlados, sendo necessário atendimento ao estabelecido na Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010", ressaltou.

O Seminário, iniciado na quarta-feira (11/09), contou também com a participação do consultor Luiz Seixas, que detalhou o requisito sobre a gestão do processo de aquisição da organização envolvendo desenvolvimento de critérios para seleção, avaliação e reavaliação de fornecedores. "É necessário verificar documentação e análise crítica da aquisição antes da confirmação com o fornecedor, além de desenvolver critérios adequados para recebimento e inspeção das aquisições realizadas", pontuou.

O Programa

Segundo o gestor do PQF no município, Hugo Bittar, ao todo 20 empresas participam do Programa, que atualmente está na fase de finalização das notas dos requisitos de planejamento da realização do produto e processos relacionados a clientes. "Sempre após os seminários nós realizamos visitas às empresas para orientar quanto à implementação dos itens e se foi realizada com sucesso", declarou, acrescentando que a próxima orientação será realizada no dia 19 de setembro e no dia 4 de outubro.

O sócio-proprietário da SinalFlora, Genite Pereira Maia Junior, destaca que o PQF ajuda no processo de normatização e padronização do sistema gestão, criando parâmetros em termos de qualidade e procedimentos, regulamentando todas atividades dentro da empresa. "Nesse sentido, o Programa abre um pouco mais a visão do empresário mostrando que é preciso melhorar e criar procedimentos para manter um padrão de qualidade", avaliou. 

Para o gerente da Minusa Tratorpeças, Paulo Pacheco, os resultados da implementação dos requisitos junto à consultoria do PQF tem somado positivamente a gestão da empresa. "Nós já temos o selo de qualidade da ISO, mas é fundamental participar desse processo para manter o nível e sempre buscar a melhoria do processo", disse.

Participam do PQF Avançado as empresas RA Hidráulica, Lava Jato Albino, Multi Ativa, Agroatta Desinsetizadora, Casa de Baterias e Auto Elétrica São Luiz, I. F. Saúde, I. F. Gestão de Saúde, Minusa Tratorpeças, Extintec, Cassol Terraplenagem, Pantanauto Centro Automotivo, Druds Hotel, Geopampa Engenharia, Construtora Riacho Verde, SinalFlora, Irmãos DAgosto, SOS Mangueiras Conexões, Planet Internet, Constroluz Mix e BG2M.

Relacionadas

Leia mais

IEL oferece consultoria para eliminar desperdícios em áreas administrativas das empresas
IEL realiza encontro de Gestão, Negócio e Inovação, em Brasília
IEL promove cultura de inovação no Brasil

Comentários