Palestra na FIEPE aborda modernização das relações de trabalho

Conduzida pelo consultor José Pastore, capacitação teve como foco insegurança jurídica e entraves à geração de emprego, entre outros aspectos

A FIEPE trouxe ao Estado um dos principais nomes na área de relações do trabalho e recursos humanos do País, o consultor José Pastore, que apresentou palestra para empresários na quinta-feira (12) sobre a modernização da legislação trabalhista no Brasil. A visita do professor da Faculdade de Economia e Administração da USP à Federação foi também ocasião do lançamento de seu novo livro, a biografia do Antônio Ermírio de Moraes, "Memória de um Diário Confidencial".

A palestra, mediada pelo vice-presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, contou ainda com a presença do vice-presidente do CIEPE e diretor da Federação, Aurélio Nogueira, do presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho, o desembargador Pedro Paulo Nóbrega, e do empresário Rubens Moraes. 

Segundo Pastore, a modernização das relações de trabalho representa um desafio ao futuro do País. "A burocracia e legislação obscura de hoje afetam diretamente a competitividade das empresas brasileiras, sobretudo as indústrias", afirma o consultor, citando ainda a insegurança jurídica crescente e o excesso de obrigações acessórias no salário como entraves à geração emprego.

De acordo com ele, o custo unitário do trabalho subiu 158% entre 2002 e 2012, enquanto a produtividade se manteve praticamente estável. "Além de baixa, a produtividade do trabalho no Brasil vem crescendo pouco em relação a outros países", diz Pastore, completando que a melhor saída para mudar esse cenário é investir em educação de qualidade.

Pastore ainda recomendou o documento "101 Propostas para Modernização Trabalhista", elaborado pela CNI, como uma cartilha a ser seguida por legisladores e parlamentares. Confira o material.

Relacionadas

Leia mais

Novo presidente da FIEPE quer fortalecer relação com lideranças e expandir atuação do Sistema Indústria em Pernambuco

Comentários