INPI aguarda posição do governo sobre patente de software

Presidente do instituto, Jorge Ávila acredita que tema avançará até o final do ano, enquanto espera manifestação por parte do Ministério do Desenvolvimento

A repercussão da consulta aberta pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial sobre procedimentos de análise que mexia no campo das patentes de software fez o tema estacionar. Criticado, o INPI diz que espera uma indicação do governo para tocar o projeto.

“Tenho expectativa de que vamos avançar nisso até o fim do ano, mas aguardo um posicionamento do governo, do Ministério do Desenvolvimento”, responde o presidente do INPI, Jorge Ávila, pouco depois de discutir a questão da propriedade intelectual em TICs durante audiência na Câmara dos Deputados.

O INPI não faz segredo de que prefere se alinhar a países como os Estados Unidos e ser mais flexível na concessão de patentes. “No mundo há restrição em alguns campos, menor do que a praticada pelo INPI. Somos, junto com a Índia, um dos países que mais faz restrições a patentes de software”, diz Ávila.

“Nos Estados Unidos tem patentes para métodos de negócios, para métodos matemáticos mais eficientes. Se algoritmo nenhum é patenteável, elimina patente de eletrônica e telecomunicações”, avalia. Ele reconhece, porém, que há entendimentos distintos sobre a melhor estratégia.

“A solução exige um estudo mais profundo de como é que as patentes se relacionam com o desenvolvimento da economia para fazer mudanças no marco legal. Mas é uma clareza não totalmente pacificada, tanto que até hoje não tivemos consenso para normatizar a diretriz de exames de patentes.”

Como pontua Airton José Ruschel, do GT de Propriedade Intelectual do Ministério de Ciência e Tecnologia, “quando determinadas áreas são plenamente protegidas por patentes, isso impede que outros se desenvolvam. No caso do software, impede desenvolvimento de produtos na Internet”.

A pasta está avaliando a conveniência do patenteamento de softwares para o país e, como menciona Ruschel, entende que “há uma discussão internacional sobre esse tema”. Ele lembra que a Nova Zelândia recentemente mudou sua política para não mais conceder patentes aos programas de computador.

Relacionadas

Leia mais

INPI lança relatório com informações sobre patentes
INPI implanta serviço de mediação para reduzir o estoque de processos
INPI quer dar mais agilidade a análise de patentes em 2013

Comentários