Fortalecimento Sindical é discutido em mesa-redonda do PDA

Objetivo do evento em Roraima foi estimular os participantes a adotar estratégias para atrair e manter associados, e proporcionar a troca de experiências entre lideranças sindicais de diferentes regiões do país

A Federação das Indústrias de Roraima, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo - PDA, promoveu no dia 5 de setembro, uma mesa redonda para dirigentes sindicais com o tema: “Como atrair e manter o associado”. O evento aconteceu na sala de reuniões da FIER e contou com a participação do presidente do Sindicato das Indústrias de Marcenaria do Estado de Roraima – SINDIMAR, João de Lima Tavares e o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso – SIMNO, Roberto Rios Lima, e como mediador, representando a Confederação Nacional da Indústria – CNI, o empresário do ramo calçadista, Getúlio Vargas.

O objetivo do evento foi estimular nos participantes a adoção de estratégias bem sucedidas na atração e manutenção de associados, e proporcionar a troca de experiências entre lideranças sindicais de diferentes regiões do país. A ação faz parte do cronograma trimestral do PDA, que é realizado em parceria com a CNI.

Roberto Rios destacou que foi interessante falar sobre o trabalho desenvolvido pelo sindicato nos últimos sete anos, bem como as barreiras e os trâmites enfrentados em prol do fortalecimento do setor. “Acredito que a minha participação será importante para o setor aqui em Boa Vista, porque um dos principais segmentos econômicos é a madeira e poucas pessoas sabem disso. Roraima é um Estado com floresta nativa, então porque não fomentar ainda mais essa economia de maneira sustentável”, concluiu.

“A minha contribuição para esta mesa redonda foi pela experiência que tenho com o sindicalismo, há mais de 20 anos. Como mediador, procurei conduzir os trabalhos de forma que os empresários participem mais dos sindicatos e tenham em mente formas de gerar interesse para a associação sindical. Se não houver participação do empresariado, não há fortalecimento do setor”, declarou o empresário Getúlio Vargas.

Os empresários falaram sobre o plano de manejo florestal e os entraves para o desenvolvimento do setor. A principal dificuldade citada foi a liberação de licenças por parte dos órgãos ambientais.O presidente do SINDIMAR, João de Lima Tavares, destacou que ações como esta rendem boas experiências não só ao setor moveleiro e madeireiro, mas para todos os outros segmentos. “Nós temos muito a ganhar ouvindo cases de outros Estados, iremos dar uma pequena contrapartida com experiências do nosso setor, vamos comparar as informações, analisando como um todo e buscando melhorias”, completou.

Relacionadas

Leia mais

FIER promove diálogo sobre a competitividade da indústria
Projetos de fortalecimento sindical são apresentados na FIEC
Fortalecimento Sindical será discutido durante mesa redonda na FIEAC

Comentários