Empresários brasileiros participam de missão de moda na Europa para internacionalizar negócios

Até 19 de setembro, delegação passará por Milão e Paris, com visitas a três feiras referenciais do setor: a MilanoUnica, a Première Vision e a TexWorld

A Feira MilanoUnica, em Milão (Itália), é a primeira a ser visitada pela comitiva brasileira

Uma comitiva de empresários brasileiros embarcou na última semana para uma Missão Empresarial Prospectiva da Moda em Milão (Itália) e Paris (França). O grupo, que fica na Europa até o dia 19 de setembro, vai visitar três feiras consideradas ícones da indústria da moda mundial: a MilanoUnica (forte em tecidos e lançamento de estampas), a Première Vision (aviamentos, tecidos, estampas e design) e a TexWorld (tecidos e produtos prontos). Além disso, vai visitar o comércio local, de rua.

“A Rede CIN assessora esses empresários previamente e durante a viagem. Agendamos reuniões, identificamos parceiros potenciais e temos vários relatos de participantes de missões anteriores que fecharam bons negócios logo depois que voltaram ao Brasil”, afirma a coordenadora da Rede CIN, Sarah Saldanha.

O objetivo da viagem é fazer com que os brasileiros conheçam tendências para lançamento de novas coleções, prospectar novos segmentos para exportação, identificar fornecedores de materiais e acessórios e, assim, aumentar a competitividade das indústrias de confecção do Brasil. A comitiva foi organizada pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“A gente absorve muita informação num evento desses, estamos tendo contato com os melhores fornecedores de tecidos e aviamentos”, conta a presidente e designer da Gigi Active, Didiane Arnut. Sua fábrica, fundada há 12 anos e localizada em Porto Velho (RO), atualmente exporta produtos fitness sofisticados para os Estados Unidos, Alemanha e Austrália.

“A Itália é conhecida pela alta qualidade dos produtos, estou colhendo muita informação. Mesmo em coisas que não estão totalmente relacionadas com a minha empresa, indiretamente a gente aprende , vê coisas novas e isso adiciona em todos os sentidos”, completa Didiane, que conversou por telefone, de Milão, com o Portal da Indústria. Ouça clicando aqui.

E-COMMERCE - Para a presidente da Trudilu, empresa de Goiânia que fabrica produtos de casual fitness, Carolina Perez Carvalho, a experiência é positiva até mesmo para comparar a qualidade do que é feito no Brasil e no exterior.  “Vim para buscar inspirações e a gente vê que o nosso produto já está pronto para atender a demanda internacional, pois tem a mesma qualidade de material, de corte e design. A gente não tá perdendo em nada não”, diz Carolina.

A Trudilu conta com uma loja física na capital goiana, mas as vendas são impulsionadas pela internet. Atualmente, 5% do comércio de varejo é para exportação para países como Polônia, África do Sul, Estados Unidos, Chile, entre outros. Carolina quer ampliar essa gama de países. Ela falou sobre a importância de se participar dessa missão promovida pela Rede CIN, ouça clicando aqui.

A comitiva que está na Europa é formada por dez empresários de Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rondônia. Eles foram selecionados a partir de uma avaliação prévia feita pela Rede CIN, que considerou aspectos como capacidade produtiva e algum tipo de relação já existente com o sistema indústria (CNI, SESI, SENAI e IEL).

O Brasil também está presente nas feiras como expositor em vários dos salões por meio de tecelagens, malharias e designers de estamparia que participam da feira com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Agência Apex) e pelo Programa Texbrasil da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

REDE CIN - A Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada nacionalmente pela CNI, trabalha, desde 1998, pela internacionalização de empresas brasileiras por meio de serviços voltados para o aumento da sua competitividade. A rede CIN agrega conhecimentos e competências acumulados por 27 Centros Internacionais de Negócios, sediados nas federações estaduais de indústria e do Distrito Federal. Nas federações, as empresas têm acesso aos produtos e serviços direcionados à sua atuação no mercado internacional.  Procure a federação do seu estado para saber mais.

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