CNI defende simplificação de procedimentos do Siscoserv

Segundo Samuel Lemos, analista de política industrial da entidade, fiscalização orientadora é determinante para que empresas se adaptem ao sistema

"O Siscoserv é burocrático, caro de operar e gera insegurança jurídica” - Samuel Lemos

É preciso simplificar os procedimentos do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv). Além disso, é fundamental dar início a uma fiscalização orientadora, para que as empresas possam se adaptar ao sistema. Essa foi a mensagem do analista de política industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Samuel Lemos, em audiência na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Indústria e Comércio (Cdeic), da Câmara dos Deputados, na tarde desta terça-feira (10).

Nos últimos 12 meses, Samuel Lemos integrou a equipe da CNI que visitou mais de 30 empresas para entender o impacto da implementação do Siscoserv no cotidiano do setor produtivo. Lemos se deparou com a enorme dificuldade das empresas em atender todas as exigências do sistema e percebeu que a indústria vive num ambiente de insegurança jurídica.

Desde agosto de 2012, o manual de procedimentos do Siscoserv mudou cinco vezes. “Essas mudanças mostram que o sistema ainda está em construção e é importante que o governo faça alterações para melhorar o sistema. Mas nenhuma empresa consegue se adaptar a regras em constante transformação. Por isso, além de simplificar os procedimentos é importante a fiscalização orientadora”, explica Lemos.

FISCALIZAÇÃO – Para o analista, a fiscalização orientadora é a chave da proposta da CNI, principalmente enquanto o manual do Siscoserv estiver em transição e a nomenclatura brasileira de serviços (NBS) não for consolidada. Do contrário, as empresas serão multadas sem terem culpa.

No entanto, Samuel garantiu que a CNI apoia o princípio do Siscoserv. O sistema foi criado para reverter o déficit crescente da balança comercial de serviços brasileira, atualmente em US$ 40 bilhões, e ser a base de políticas públicas para o comércio de serviços. Segundo ele, a indústria defende o instrumento que levante dados estatísticos para a construção de políticas.

Atualmente, ainda segundo o analista da CNI, os serviços representam 54% do valor agregado da produção e equivalem a 40% dos insumos para a exportação de bens. “Não somos contra o princípio, mas o Siscoserv hoje é complexo, burocrático, caro de operar e gera insegurança jurídica”, destacou.

Relacionadas

Leia mais

Propriedade intelectual deve ser registrada no Siscoserv
CNI defende convergência de regras tributárias brasileiras com os padrões da OCDE
Conselho da CNI defende derrubada do veto ao Refis da Pequena Empresa

Comentários