Um reforço para o Ensino Técnico

MEC divulga primeira chamada para cursos pelo Sisutec hoje, dia em que Fiergs tem seminário de qualificação profissional

No mesmo dia em que o Ministério da Educação (MEC) divulga a primeira chamada de selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) em 117 cursos técnicos, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) reúne especialistas em Porto Alegre para discutir a formação para o mundo do trabalho. Apesar de o governo federal ter reforçado o discurso e os programas de incentivo à formação técnica nos últimos anos, a indústria ainda percebe na falta de mão de obra qualificada um dos principais entraves para aumentar a competitividade do país no setor.

Uma pesquisa realizada em 2011 pela CNI mostrou que 69% das empresas enfrentam dificuldades com a falta de qualificação profissional. Dessas, 78% oferecem treinamento na empresa, mas 52% delas afirmam que a má qualidade da educação básica dificulta a capacitação interna.

Precisamos formar  cérebros de obra , a maioria dos cursos técnicos faz treinamentos para tarefas repetitivas, hoje o trabalhador da indústria precisa tomar decisões e lidar com tecnologia   comenta Heitor José Müller, presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

A Fiergs é quem organiza o seminário de hoje para reunir sugestões que, em setembro, serão discutidas em Brasília no intuito de criar uma agenda para a educação profissionalizante, dentro do programa Educação para o Mundo do Trabalho, da CNI.

Programa criado com objetivo de abrir 8 milhões de vagas

O secretário estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Cristiano Prodanov, destaca que o Pacto Gaúcho Pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica já vem tentando estabelecer esse diálogo entre o setor produtivo e a formação do trabalhador.

Em articulação com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de abrir 8 milhões de vagas até 2014, no ano passado, o Pacto conseguiu preencher 72% das posições abertas. O índice de preenchimento é maior no Pronatec/Tec, voltado a profissões mais especializadas, com 82% de ocupação. No Pronatec/Fic, que atinge funções mais básicas, o índice cai para 63%.

O desafio é trazer pessoas que não estão no mundo do trabalho para esse processo de formação, isso exige mudança conceitual   diz Prodanov. A pedagoga Jussara Biagini, do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Formadores para o Trabalho da Universidade de Granada, na Espanha, observa que, nos últimos anos, houve um esforço do governo federal para evidenciar o movimento do ensino profissionalizante em direção à cadeia produtiva, tanto que as ofertas estão próximas das exigências do mercado.

Os cursos técnicos passaram a atrair um perfil de jovens que tiveram formação direcionada para o Ensino Superior, mas acabam no técnico em busca de uma boa colocação no mercado de trabalho. O ensino técnico se tornou cada vez mais acadêmico e elitizado. O arranjo atual tira do processo aquele que está na base da cadeia produtiva, que não se reconhece nesse processo de formação observa Jussara.

Relacionadas

Leia mais

Fiems lança hoje Projeto Educação para o Mundo do Trabalho
Educação para o mundo do trabalho: um convite à ação
Pesquisa do IBGE mostra grande desejo dos brasileiros por qualificação profissional

Comentários