Sesi Bonecos oferece oficina sobre como criar espetáculos

Oficina composição cênica e dramaturgia de animação começou nesta segunda-feira (21/08) e prossegue até sexta-feira (23/08), no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande

Como colocar uma ideia em prática e transformá-la em um belo espetáculo. Esse é o foco da oficina composição cênica e dramaturgia de animação, que começou nesta segunda-feira (21/08) e prossegue até sexta-feira (23/08), no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), como parte da programação do Sesi Bonecos do Mundo, maior festival de marionetes do Brasil, que o Sistema Fiems traz à Capital em comemoração ao aniversário de 114 anos da cidade.

A oficina antecede a pré-estreia do evento nesta quarta-feira (21/08), às 19 horas, no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, com a apresentação do espetáculo "Pequeno Conto", de Hugo e Inês (Peru), e também as apresentações de sábado (24/08) e domingo (25/08), no Parque das Nações Indígenas, das 16h30 às 20 horas. Segundo a técnica da área de lazer do Sesi, Gisele Freire, além da oficina de composição cênica, também será realizada outra sobre teatro de sombras, que terá início nesta quarta-feira (21/08) e vai até sábado (24/08), ministrada por Kei Goto, que se especializou no uso das mãos e da luz como únicos protagonistas e vai ensinar as técnicas dessa arte milenar.

"As oficinas ajudam a disseminar a técnica e contribui com os artistas no processo criativo", declarou Gisele Freire. A produtora cultural do Sesi Bonecos do Mundo no Estado, Andrea Freire, acrescentar que os artistas têm a oportunidade de receber orientações de outros grupos muito qualificados. "É um universo de muito requinte", disse. Para Marcos Ribas a oficina será uma oportunidade para os participantes receberem informações sobre o modo de usar a forma animada e não exatamente como fazer. "Vamos dar orientações sobre como compor um espetáculo de teatro, como colocar no palco uma ideia e isso independe do objeto. Pode ser marionete, fantoche, objetos, enfim vamos falar sobre como colocar formas animadas em um espetáculo", disse.

O diretor da Escola Estadual 11 de Outubro, Luiz Pereira, 54 anos, destacou o interesse em participar para auxiliar no trabalho de arte-educação desenvolvido no colégio. "Sempre gostei de teatro de bonecos e tive vontade de aprender mais sobre essa técnica para trabalhar com arte-educação na escola", disse. Já a atriz Tamara Prantl, 24 anos, disse que o foco é exercitar ainda mais a técnica para atrair a atenção das crianças. "Quero me inspirar para atrair crianças de forma lúdica. Está muito difícil prender a atenção das crianças, por isso quero me aperfeiçoar mais", declarou.

As apresentações

O Sesi Bonecos do Mundo tem a expectativa de reunir um público semelhante ao da última edição em Campo Grande, realizada no ano de 2009, quando no primeiro dia foram quase 10 mil pessoas e outras 15 mil no segundo dia. Neste ano, serão 13 espetáculos inéditos, encenados por 11 das mais importantes companhias nacionais e internacionais, com grupos de países como Rússia, Coreia, Itália, Japão, EUA, Peru além de Brasil, que farão apresentações gratuitas durante o festival.

O Festival vai contar ainda com exposição de títeres raros, mostras fotográficas e de curtas de animação temáticas, feira de marionetes e livros, cenografia viva e interativa, ateliê de mestres tradicionais mamulengueiros e show do Pato Fu com bonecos do Giramundo. O show será do álbum premiado com o Grammy em 2011, "Música de Brinquedo", terá a participação dos bonecos do Giramundo e a exposição Coleção Magda Modesto - Títeres dos Quatro Cantos do Mundo.

Na programação, destaque para a companhia de Teatro de Sombras Japonesa Kakashi-za, que está vindo ao Brasil para participar do Sesi Bonecos do Mundo. Eles apresentam o espetáculo Sombras de Mão, em que várias silhuetas de animais e outras figuras são criadas por mãos acrobáticas para contar uma história de amor. O teatro Kakashi-za existe desde 1952 e é a primeira companhia moderna dessa arte milenar que é o teatro de sombras do Japão.

Relacionadas

Leia mais

SESI Bonecos do Mundo invade Teresina
9 serviços do SESI para a indústria da construção

Comentários