Palestra discute as tarifas de energia elétrica na indústria

Empresários associados aos sindicatos patronais da indústria piauiense participaram da palestra “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?”, que aconteceu respectivamente nos municípios de Teresina e Parnaíba

Empresários associados aos sindicatos patronais da indústria piauiense participaram da palestra “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?”, que aconteceu respectivamente nos municípios de Teresina e Parnaiba, nos dias 20 e 22 de agosto.

A iniciativa faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Piaui (FIEPI) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O treinamento foi ministrado pelo consultor da CNI Fabio Sales Dias, graduado em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em gestão de projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo Fábio, o custo de energia para as indústrias tem sido primordial para a competitividade das empresas, por isso vale saber avaliar a tarifa elétrica. “A energia é um dos maiores elementos de custo no produto final de uma indústria”, explicou.

De acordo com o consultor, é preciso que haja inicialmente um entendimento de como é elaborada a conta de energia, e a partir disso, torna-se mais fácil reduzir as contas de energia.

Em entrevista, o vice-presidente da FIEPI, Félix Raposo, destacou que além da luta por menores tarifas de energia também é preciso atentar para a redução no consumo. “Atualmente, é necessária a educação voltada para um consumo racional de energia elétrica. Não basta apenas falar que os valores são altos. Os empresários tem que estimular um consumo de energia inteligente”, defende o vice-presidente.

O empresário do setor da construção civil em Parnaíba, Jose Wellington afirmou que a palestra abordou um tema relevante. “Nós temos um compromisso de desenvolver nosso potencial competitivo, para isso, é necessário empregar ações que facilitem o processo produtivo, que na verdade, a consumo de energia elétrica é um ponto que onera bastante no custo final”, analisa.

PDA

O Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA, criado em 2007 pela Confederação Nacional da Indústria - CNI, com o objetivo de ampliar a representatividade e a sustentabilidade dos Sindicatos Patronais, atinge um público alvo com mais de 1.275 sindicatos e é executado em parceria com as 27 federações estaduais.

Relacionadas

Leia mais

PDA/FIERN realizará o curso "Como reduzir o custo da energia elétrica?" em Caicó
PDA realiza curso "Como evitar problemas trabalhistas?"

Comentários