Indústrias de mais 6 segmentos assinam prorrogação dos incentivos fiscais

"Trata-se de uma lei moderna e arrojada, que traz tranquilidade para que todos os empresários possam continuar investindo", disse o presidente da Fiems, Sérgio Longen

Depois dos segmentos sucroenergético e de celulose/papel, nesta segunda-feira (19/08) foi a vez de representantes das indústrias têxtil e do vestuário, de esmagamento de soja, da erva-mate, cerâmica, do couro e de laticínios assinarem, na Governadoria, o termo aditivo que prorroga até 31 de dezembro de 2028 os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado por meio da Lei Estadual nº 4.285/2012, cuja regulamentação foi oficializada no dia 25 de abril e inseriu o Sistema Fiems no processo de concessão ou renovação dos incentivos para o setor.

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a Lei permite a retomada dos investimentos por parte do setor industrial, garantindo mais competitividade. "Trata-se de uma lei moderna e arrojada, que traz tranquilidade para que todos os empresários possam continuar investindo. No entanto, eles devem se apressar, pois o prazo de assinatura dos aditivos vai somente até abril do próximo ano", destacou, pedindo uma maior interiorização do setor industrial no Estado para beneficiar todas as regiões sul-mato-grossenses.

Já o governador André Puccinelli, destacou que a lei é uma das mais modernas do Brasil e que estende por mais 15 anos os benefícios para o setor industrial. "Essa Lei demorou 3 anos para ficar pronta para que fossem feitas as adaptações necessárias para contemplar todos os segmentos da indústria. Agora, os empresários têm a segurança para retomar os investimentos, apresentando projetos de expansão consistentes e que possam contribuir para avançar ainda mais com o nosso processo de industrialização", declarou, pedindo o apoio da bancada federal do Estado em Brasília para que sejam convalidados todos os incentivos já concedidos.

Segundo o senador Waldemir Moka, ressalta que agora os empresários têm de concentrar esforços para a liberação de recursos pelos fundos oficiais para que possam ampliar seus investimentos. "Com incentivos fiscais até 2028 e mais linhas de crédito, Mato Grosso do Sul só terá a lucrar, gerando mais emprego e melhor renda para a população", disse. O deputado federal Akira Otsubo e o deputado estadual Paulo Corrêa também destacaram que o Estado vive um momento histórico no que se refere ao desenvolvimento industrial. "Graças aos incentivos fiscais que estamos hoje em pleno desenvolvimento. Sem esses benefícios, não teríamos nem a metade das empresas que hoje estão instaladas em Mato Grosso do Sul", avaliou Akira Otsubo.

Empresários

Para o presidente do Siams (Sindicato das Indústrias da Alimentação de Mato Grosso do Sul), Cláudio Mendonça, a indústria passa por momentos difíceis e esses incentivos vêm em boa hora, fortalecendo o setor e possibilitando mais competitividade e expansão. "Esses incentivos proporcionam a geração de mais empregos e dão um fôlego para os empresários", afirmou. Já o presidente do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e de Fiação de Mato Grosso do Sul, José Francisco Veloso, disse que a meta é aumentar em 20% o número de empregos nos próximos dois anos.

"São importantes esses incentivos do Governo do Estado porque possibilitam à indústria se tornar mais competitiva com relação ao custo de produção. O setor de vestuário tem trabalhado para atender à demanda com redução de custos, implantando tecnologia e investido no treinamento de pessoal com apoio da Fiems. O grande desafio é que estes incentivos prorrogados possam ampliar a base industrial do Estado", afirmou Francisco Veloso. Na avaliação do presidente do Sindicer (Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Mato Grosso do Sul), Natel Moraes, e do presidente do Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado), Hernandes Ortiz, a competitividade das indústrias dos dois segmentos vai melhorar consideravelmente. "Hoje temos de enfrentar a concorrência do Estado de São Paulo e com os incentivos os nossos produtos ficam mais atrativos", disse Hernandes Ortiz.

Inovações

Entre as principais inovações contidas no Decreto assinado pelo governador está o condicionamento da prorrogação do benefício ou do incentivo fiscal à emissão de parecer técnico pela Fiems, que vai subsidiar a análise pelos órgãos competentes do Governo do Estado. As indústrias devem cumprir com os planos de expansão e investimentos, de tal forma que se mantenha e até mesmo que melhore o percentual dos benefícios.

Outro ponto importante é que os percentuais do benefício ou do incentivo fiscal podem ser aumentados em até 5% por meio da existência de laudo técnico expedido pelo Senai, atestando a exigência e a efetividade do plano técnico de sustentabilidade ambiental adotado pela referida indústria. As indústrias passam a integrar um programa de gestão socioambiental e receberão do Senai uma pontuação com uma escala de 1 a 5 quanto aos aspectos relativos à preservação ambiental.

A instalação, ampliação, modernização ou reativação de indústrias em municípios do interior com pouca ou nenhuma atividade industrial também pode ter os percentuais do benefício ou do incentivo fiscal ampliado em até 2%, no caso de operações internas, e de até 4%, nas operações interestaduais desde que sejam observados os critérios estabelecidos no PDR (Programa de Desenvolvimento Regional) da Fiems.

Relacionadas

Leia mais

Um novo marco para os incentivos fiscais
FIEMS realiza em Dourados curso sobre Normas Regulamentadoras que mais impactam a indústria
Longen reforça Senai Educa em 46 cidades com 269 cursos para atingir 67 mil vagas

Comentários