WorldSkills 2013 tem a maior participação brasileira da história do evento

Com a participação de 53 países, o torneio reúne cerca de mil jovens de até 22 anos em provas que simulam tarefas do dia a dia em 46 profissões de áreas da indústria e do setor de serviços

São 41 estudantes do SENAI e do SENAC. Eles formam a maior delegação brasileira desde a estreia do país no torneio, em 1983. Evento é realizado a cada dois anos

Tudo pronto para a 42ª edição da maior competição mundial de profissões de nível técnico, o WorldSkills. Neste ano, o evento acontece na cidade de Leipzig, na Alemanha. Com a participação de 53 países, o torneio reúne cerca de mil jovens de até 22 anos em provas que simulam tarefas do dia a dia em 46 profissões de áreas da indústria e do setor de serviços. Nelas, os competidores terão de apresentar habilidades técnicas, individuais e coletivas dentro de padrões internacionais de qualidade. 

O Brasil participa do WorldSkills com 41 competidores em 37 ocupações. Desses, 37 são estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Eles formam a maior delegação brasileira desde a estreia do país no torneio, em 1983. 

Promovido a cada dois anos pela organização da WorldSkills International, o concurso tem o objetivo de avaliar competências profissionais e propiciar a melhoria dos padrões de qualidade da educação profissional no mundo. Os países interessados em participar desse tipo de avaliação devem se associar ao WorldSkills e organizar competições internas para selecionar candidatos para a etapa internacional. 

O BRASIL – representado pelo SENAI – é um dos atuais 67 membros da organização. Para definir a delegação nacional, a entidade realiza edições estaduais e nacional da Olimpíada do Conhecimento. Os vencedores do torneio nacional são submetidos ainda a provas de seleção, nas quais devem atingir os índices técnicos internacionais para conquistar uma vaga no mundial. 

Esta edição do WorldSkills, que termina em 7 de julho, quando serão conhecidos os melhores do mundo em cada profissão, será a maior competição de educação profissional do mundo. O lema meet.greet.celebrate [encontrar.saudar.celebrar] faz referência ao adotado em 2006 na Copa do Mundo da Alemanha – Tempo de fazer amigos. Essa é a primeira vez que a Alemanha é a sede de um torneio de ensino técnico em 40 anos. 

O time brasileiro deste ano conta com 24 representantes do Sudeste, oito do Sul, cinco do Nordeste e dois do Centro-Oeste. Eles foram selecionados na Olimpíada do Conhecimento realizada em São Paulo, em  novembro de 2012, com mais de 600 estudantes que passaram por cursos de aprendizagem ou formação técnica de nível médio em unidades do SENAI e do SENAC. 

VEJA TAMBÉM: 
A cobertura jornalística completa do WorldSkills 2013 feita pelo Portal da Indústria: 

02.07.2013 - Educação profissional abre portas para carreira promissora, afirma Merkel 
02.07.2013 Abertura do WorldSkills será transmitida ao vivo pela internet nesta terça 
27.06.2013 - Torneio mundial de profissões exige competências requeridas nas empresas 
19.06.2013 - Conheça os competidores que representam o Brasil no WorldSkills 2013 
12.06.2013 - Materiais brasileiros para WorldSkills Competition somam 11,5 toneladas 
07.06.2013 - Brasil quer primeiro lugar em competição mundial de ensino técnico 

Relacionadas

Leia mais

Competidores brasileiros do WorldSkills 2013 receberão bolsas de estudo
Portal da Indústria acompanha delegação brasileira no WorldSkills 2013
Brasileiros começam afiados no primeiro dia do WorldSkills 2013

Comentários